plus
plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Edição do Dia
Previsão do Tempo 23°
cotação atual R$


home
MUNDO NOTÍCIAS

Jogador considerado melhor do mundo é eleito presidente da Libéria

O ex-jogador de futebol George Weah, 51, foi eleito presidente da Libéria, derrotando o vice-presidente Joseph Boakai, que é do mesmo partido da atual presidente Ellen Johnson Sirleaf. Weah obteve 61,5% dos votos, segundo informou a comissão eleitoral co

twitter Google News
O ex-jogador de futebol George Weah, 51, foi eleito presidente da Libéria, derrotando o vice-presidente Joseph Boakai, que é do mesmo partido da atual presidente Ellen Johnson Sirleaf. Weah obteve 61,5% dos votos, segundo informou a comissão eleitoral com 98,1% das urnas apuradas. O craque deve tomar posse no próximo mês. Trata-se da primeira transferência democrática de poder desde 1944, apesar de acusações de fraude, em um país marcado pela pobreza, onde a maior parte dos cidadãos não possui energia elétrica confiável ou água potável. O segundo turno das eleições, realizado na terça-feira (26), no qual votaram cerca de 2,2 milhões de pessoas, foi adiado em mais de um mês após Boakai e outro candidato alegarem ampla fraude na votação do primeiro turno em outubro, em um recurso que a Suprema Corte rejeitou neste mês. O regime de 12 anos da vencedora do prêmio Nobel da Paz Johnson Sirleaf cimentou a paz no país do oeste da África, após a guerra civil acabar em 2003. Mas críticos, incluindo grande parte da juventude do país, dizem que o governo de Sirleaf foi marcado por corrupção e que ela fez pouco para tirar a maior parte dos liberianos da extrema pobreza. A Libéria também foi atingida por uma crise do Ebola, que matou milhares entre 2014 e 2016, enquanto uma queda nos preços do minério de ferro desde 2014 prejudicou as receitas de exportação. Weah, que foi eleito o melhor jogador do mundo pela Fifa em 1995, mesmo ano em que ganhou a Bola de Ouro da revista "France Football", foi o mais votado no primeiro turno, com 38% dos votos, contra 29% de Boakai. Ele já tinha se candidatado a presidente em 2005, quando perdeu para Sirleaf, e a vice-presidente na chapa de Winston Tubman, em 2011, eleição também vencida por Sirleaf. Em 2014, o ex-jogador foi eleito senador. O liberiano Weah fez carreira em clubes da Europa nos anos 1990, tendo jogado no Paris Saint-Germain, Milan e Manchester City, entre outros. Ele se aposentou do futebol em 2003, aos 37 anos. A Libéria é a república moderna mais antiga da África; o país foi fundado por ex-escravos fugidos dos EUA em 1847. Sua última transição democrática foi em 1944; em 1980, houve um golpe militar no país e depois uma guerra civil que durou 14 anos, terminando só em 2003.

Fonte: FolhaPress

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

    Mais em Mundo Notícias

    Leia mais notícias de Mundo Notícias. Clique aqui!