A morte de uma criança de apenas oito anos deixou a Argentina em estado de alerta: o pequeno faleceu após contrair a Naegleria fowleri, uma ameba conhecida como “comer o cérebro” da vítima. Este foi o primeiro caso registrado no país.

De acordo com informações do jornal argentino “Clarín”,  o garoto morreu em dezembro do ano passado após contrair o parasita enquanto nadava em uma lagoa próxima à província de Junín, a cerca de 320 quilômetros de Buenos Aires, mas o caso só foi divulgado agora.

Os infectados apresentam sintomas como febre, dor de cabeça, vômitos, fotofobia, além de inflamação das membranas que protegem o cérebro.

O menino argentino morreu cinco dias após a contaminação. Essa ameba é encontrada em água doce e nascentes de água quente. Acredita-se que o parasita surja por causa das variações de temperatura.

O contágio da Naegleria geralmente ocorre pelo nariz, enquanto a pessoa está mergulhando. A doença tem alta taxa de mortalidade: nos Estados Unidos, por exemplo, 129 casos foram registrados nos últimos 50 anos, e apenas duas pessoas sobreviveram.

(Com informações do Portal do Holanda)

MAIS ACESSADAS