plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 28°
cotação atual R$


home
TECNOLOGIA

Empresas do Pará investem em apps para facilitar rotina

O investimento em aplicativos traz diversos ganhos, incluindo uma presença cada vez maior do negócio no dia a dia de seus clientes, além de, claro, ampliar as vendas

Imagem ilustrativa da notícia Empresas do Pará investem em apps para facilitar rotina camera Guarda de Nazaré foi uma das instituições que apostou na modernização das tarefas cotidianas | Reprodução

Você consegue lembrar como era a vida sem a internet e, principalmente, sem o uso de aplicativos? Possivelmente, sua resposta será não. Afinal, diariamente, todos nós fazemos uso de alguma plataforma que traz facilidade, comodidade e agilidade para a correria do dia a dia. Já estamos tão acostumados com toda essa praticidade, que pensar em um tempo onde nada disso existia chega a ser quase impossível.

O mercado de aplicativos está crescendo cada vez mais e a tendência é que esse tipo de ferramenta seja ainda mais necessária para que as empresas se encaixem a esse mercado tecnológico. Para se ter uma ideia, os consumidores gastaram cerca de R$ 150 bilhões em compras no aplicativo iOS e Google Play somente no primeiro trimestre deste ano. Esse número é 40% superior ao mesmo período do ano passado.

Uma explicação para esse aumento está diretamente ligada à pandemia do novo coronavírus, que exigiu dos usuários um maior uso de ferramentas online. Com o isolamento social, os aplicativos se tornaram uma excelente opção em diversas áreas. Seja no lazer, com o uso de jogos, plataformas de streaming e compartilhamento social.

"Hoje, no cenário e no mundo em que vivemos, estamos acompanhando um avanço e um crescimento dos usuários em redes sociais, sites, blogs, plataformas de streaming. Com seus smartphones, tablets e notebooks. O cliente saiu das ruas e entrou nas redes sociais com ainda mais vontade, e criando novo hábitos. Dos quais as empresas precisam mudar para continuar recebendo seus clientes", destaca Daniel Pinon, diretor executivo da Ágil Devs, que atua no desenvolvimento de aplicativos e sistemas web.

A área da educação também tem percebido a necessidade de investimento em plataformas online. Diversas instituições de ensino apostaram e investiram em aplicativos para que os alunos tivessem acesso às aulas remotas, já que o ensino presencial precisou ser suspenso.

Outro setor bastante afetado pela pandemia e que precisou se adaptar ao mercado foi o dos trabalhadores autônomos. Os profissionais do mercado informal foram os mais afetados pela crise. De acordo com uma pesquisa do Instituto Opnus, cerca de 76% das pessoas que trabalham por conta própria tiveram queda em suas rendas durante a pandemia.

Pensando na necessidade de espaço para esses trabalhadores, a Ágil Devs criou uma plataforma para uma startup que realiza prestação de serviços e tem como objetivo ajudar na resolução de problemas domésticos. O AtJob, como é chamada, é uma plataforma que oferece serviços de assistência técnica de eletrodomésticos, ar condicionados, faxinas, pet sitter, entre outros.

Na plataforma desenvolvida pela Ágil Devs, os prestadores de serviços fazem um cadastro e informam que tipo de trabalho executam. Os clientes também têm acesso à plataforma, onde podem escolher o tipo de serviço que será realizado e qual prestador realizará o mesmo.

O AtJob atua como um intermediário na relação entre cliente e prestador. Além disso, supervisiona o trabalho executado e dá garantia sobre o mesmo. A plataforma também garante ao cliente a oportunidade de fazer o pagamento diretamente na ferramenta online, sem ter qualquer contato físico com os prestadores.

A criação da plataforma foi feita de acordo com um planejamento realizado pela Ágil Devs com a startup, como explica Daniel.

"Primeiro verificamos o que a empresa necessita, fazemos uma análise de requisitos, como as necessidades do clientes. Se for startup, é essencial que possua um plano de negócios, o famoso canvas, que será crucial para o desenvolvimento da aplicação. Após essa análise, fazemos o orçamento. O cliente aprovando, passamos para o desenvolvimento das telas, cores e formatos. Em seguida, damos início à produção do aplicativo ou sistema web", afirma.

A dificuldade para organizar os processos diários da Guarda de Nossa Senhora de Nazaré se tornou motivação para a busca de um aplicativo pela direção da instituição. O sistema criado pela Ágil Devs trouxe uma série de benefícios para o órgão, incluindo a entrega das camisas dos guardas.

"Foi de fundamental importância a criação do aplicativo/sistema para a Guarda de Nazaré. Ele facilitou a gestão dos requisitos para que um guarda possa estar "habilitado" a receber sua camisa e, consequentemente, possa participar do Círio e demais romarias. Ele também melhorou o controle de missas e eventos, gerando relatórios detalhados sobre a Guarda para que o coordenador tome as decisões necessárias no dia a dia", explica o vice-coordenador da Guarda, Álvaro Couto.

Empresas do Pará investem em apps para facilitar rotina
📷 |Reprodução

Fique atento na hora de investir!

A importância de investir em tecnologia é indiscutível, principalmente com a popularização dos smartphones. O investimento em aplicativos traz diversos ganhos, incluindo uma presença cada vez maior do negócio no dia a dia de seus clientes, além de, claro, ampliar as vendas.

Na hora de escolher a empresa que desenvolverá o aplicativo ou sistema web, invista em uma instituição séria, que garanta resultados e tenha compromisso com o cliente.

"A Ágil Devs honra o nome que tem. Sempre nos atendeu com muita rapidez e, principalmente, qualidade", ressalta Álvaro.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Negócios

Leia mais notícias de Negócios. Clique aqui!

Últimas Notícias