O período de encerramento do ano pode vir acompanhado de um sentimento de frustração pelos planos e objetivos que não puderam ser concretizados, porém, o momento também é propício para adotar um planejamento estratégico que ajude a transformar os desejos em ações concretas. Estabelecer metas claras, traçar prazos realistas e monitorar os progressos ao longo do caminho são passos importantes para encarar o novo ano como uma oportunidade de planejar as medidas que poderão levar aos objetivos pretendidos.
O primeiro passo para um planejamento estratégico eficaz é ter clareza de onde se pretende chegar. Idealizadora de uma empresa de planejamento estratégico, a Espiral Planejamento Estratégicos e instrutora dos cursos de Gestão no Senac, Gleyciane Wanzeler considera que o planejamento estratégico é como ligar um GPS que irá sempre considerar o destino pretendido.
Conteúdo Relacionado:
Nesse sentido, uma estratégia é, após ter clareza da meta, começar a colocar no papel os objetivos almejados. “Sempre oriento que é mais saudável começar separando os seus objetivos pessoais dos seus objetivos profissionais. É preciso trazer essa clareza para um papel, escrever e entender o que desejamos para a nossa vida. Os objetivos devem estar equilibrados para que você tenha saúde mental e física para realizar o seu planejamento”.
Após o exercício de listar os objetivos pessoais e profissionais no papel, Gleyciane considera que, naturalmente, a pessoa deverá lembrar ou refletir sobre o que atrapalhou o cumprimento dessas metas no ano passado. Ela lembra que esse momento de reflexão é importante para que o indivíduo tenha mais clareza do que atrapalha e do que agrega. É importante aprender com o que aconteceu em 2024, porém, deve-se direcionar a atenção e a dedicação ao que se pretende para 2025.
A especialista aponta que um passo concreto para transformar objetivos em ações efetivas é buscar responder a três perguntas. “A primeira é: estou bem comigo? Caso não esteja, procure ajuda e veja o que está lhe impedindo de realizar os seus sonhos. A segunda: consigo separar as minhas metas pessoais das profissionais? Você precisa conseguir fazer essa diferenciação, porque a vida não pode ser somente trabalho e também não pode ser apenas ir às compras, viajar. A terceira: você entende que grandes objetivos levam tempo para serem realizados? Temos que entender que existe um tempo para cada ação, começar uma empresa, dar lucro, engravidar, viagens. Tudo leva um tempo e temos que saber o tempo de cada objetivo que desejamos”.
Neste sentido, Gleyciane orienta que, no momento do planejamento, se estabeleça tempos de realização diferentes para cada meta ou tipo de objetivo. Com isso, evita-se a desmotivação diante de uma quantidade grande de objetivos cujos prazos de concretização são muito longos.
“Se você, ao fazer a sua lista, olhou para ela, analisou o tempo de cada uma e todas elas são de realização de 05 anos, pode ocorrer que no meio do caminho você se sinta desmotivado para seguir. O ideal é que, após ter a sua listagem de objetivos, você separe em três níveis de temporalidade: curto, de 6 meses a 1 ano; médio, de 1 a 2 anos; e longo prazo, de 2 anos em diante”, explica.
“Por exemplo, se eu tenho como objetivo empreender na COP 30 com doces regionais. Eu posso planejar fazer um curso em janeiro de 2025; treinar e melhorar os doces, e abrir uma divulgação virtual em fevereiro de 2025; desenhar o logo e canais de venda em março e abril de 2025; fazer o plano de vendas em abril de 2025; e iniciar as vendas em maio de 2025. Quando listamos passo a passo de cada ação/objetivo, temos mais clareza e não iremos sofrer pensando que estamos indo rápido ou devagar demais. O ideal é ir com qualidade”.
"Sempre oriento que é mais saudável começar separando os seus objetivos pessoais e seus objetivos profissionais. É preciso trazer essa clareza para um papel, escrever e entender o que desejamos para a nossa vida. Os objetivos devem estar equilibrados para que você tenha saúde mental e física para realizar o seu planejamento”, disse Gleyciane Wanzeler, idealizadora de empresa de planejamento estratégico e instrutora.
ERROS QUE DEVEM SER EVITADOS
Entre os principais erros que devem ser evitados na hora de fazer esse planejamento estratégico, a especialista destaca o de não detalhar e desmembrar o passo a passo de cada objetivo. “Quando fazemos esse exercício, diminuímos as chances de errar, de falhas. Não significa que não irão existir, mas por saber em detalhes cada passo que daremos, ainda que venham as falhas e o medo, temos sempre em mente o passo seguinte”, destaca, ao apontar uma estratégia que ela mesma costuma utilizar sempre que faz aniversário. “Escreva um e-mail ou uma carta a você mesmo com tudo o que você deseja para 2025, tenha equilíbrio entre metas pessoais e profissionais. Depois detalhe cada passo a passo de cada objetivo”.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar