plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 32°
cotação atual R$


home
PREVENÇÃO

Como cuidar da saúde e da higiene bucal do seu pet?

Escovação ainda é a melhor forma de prevenir doenças e oferecer uma vida mais saudável para seu cachorro

Imagem ilustrativa da notícia Como cuidar da saúde e da higiene bucal do seu pet? camera Reprodução/Freepik

Assim como nós, humanos, os pets também necessitam de acompanhamento médico desde cedo, para garantir uma vida longa e saudável e evitar problemas e doenças graves no caminho. Todo mundo já ouviu aquela velha frase “A saúde começa pela boca”, e apesar de parecer conversa de mãe, ela realmente tem um fundamento muito importante: cuidar da saúde bucal é essencial.

É na boca que estão presentes muitas bactérias que podem ser prejudiciais à saúde, tanto de humanos, como de animais. E eles têm um outro agravante: alguns pets costumam comer coisas do chão, mexer em lugares com a boca, sem saber que aquilo pode afetar à sua saúde.

“Aproximadamente 85% dos cães, acima de quatro anos de idade, apresentam doença periodontal. Portanto, uma das melhores formas de prevenção é manter a saúde bucal em dia”, explica a Dra. Maria Izabel Ribas, Mestre em Ciências Veterinárias pela Universidade Federal do Paraná (UFPR).

Mas... pode escovar dente de cachorro todo dia? Qual pasta deve-se usar? E a escova? Cachorro tem cárie? A especialista respondeu às principais dúvidas dos tutores.

Qual a melhor frequência de escovação?

Sabemos que a recomendação dos dentistas humanos é para escovar os dentes sempre após as refeições, no mínimo três vezes por dia. Mas, e os cachorros? De acordo com a veterinária, o ideal é escovar os dentes do seu pet no mínimo três vezes na semana.

“A escovação dental é a melhor forma de prevenir o bafo, gengivite e problemas orais frequentes nos pets como a doença periodontal. O ideal é que seja realizada com pasta de uso veterinário 1x por dia, ou ao menos 3x na semana”, afirma.

De acordo com levantamento do Conselho Regional de Medicina Veterinária (CRMV-SP), a periodontite é a doença mais frequente em pequenos animais e acomete de 70% a 80% dos cães. A profissional alerta para a importância dos cuidados na prevenção de doenças. “Uma rotina de cuidados orais pode ajudar na prevenção da doença periodontal, e por consequência evitar infecção/inflamação oral, bafo e perda dos dentes”, afirma.

Qual pasta de dente pode usar?

Escovar os dentes dos pets levanta outra dúvida muito pertinente nos tutores: existe uma pasta de dente feita para isso? Obviamente, não é recomendado utilizar a mesma pasta que você, ser humano, escova os próprios dentes, pois seria prejudicial ao animal – e ele não sabe bochechar e cuspir, não é? Isso porque as pastas convencionais contêm produtos que, quando ingeridos pelos pets, podem causar intoxicação e gastrite.

Por isso, a dica é procurar um creme dental veterinário, que não ofereça riscos ao animal, em caso de ingestão. “A pasta veterinária é formulada sem flúor ou aditivos que possam fazer mal à saúde dos cães e gatos. Tem sabor agradável, e os pets gostam de ficar lambendo o produto enquanto seus dentes são higienizados. Isso facilita a rotina de escovação dental, pois recebem a pasta como se fosse um petisco”, recomenda a especialista.

Algumas marcas de medicamentos veterinários possuem uma linha odontológica e oferecem produtos como o creme dental. Uma dica importante é pesquisar em pet shops, se oferecem produtos como creme dental pet.

O uso frequente do creme dental a longo prazo, previne uma série de doenças ao animal. “A pasta de dente feita para animais tem sabor palatável, não precisa ser enxaguada e pode ser engolida. Além de não conter substâncias nocivas, elas podem ser complementadas com ingredientes que ajudam a desorganizar a placa bacteriana, previnem a gengivite e o mau hálito”, alerta.

Saúde começa pela boca

Como já citado, de fato a saúde – tanto nossa quanto dos pets – começa pela boca. Acompanhamento odontológico é fundamental para tratar os pets e aumentar a sua expectativa de vida, podendo tê-los por perto durante mais tempo.

A médica veterinária alerta que, além da boca, o tratamento pode prevenir doenças em outros órgãos – doenças essas, que entram pela boca. “Muitos trabalhos científicos relacionam a doença periodontal com problemas em órgãos vitais como coração, fígado e rins”, declara.

“Sendo assim, prevenindo a doença periodontal estamos proporcionando longevidade e qualidade de vida aos nossos pets. A melhor forma de evitar a doença periodontal é realizar uma rotina de cuidados orais: escovação dental, uso de produtos que auxiliem no controle da placa bacteriana e visita regular ao dentista veterinário”, finaliza a especialista.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Papo de Pet

Leia mais notícias de Papo de Pet. Clique aqui!

Últimas Notícias