plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 24°
cotação atual R$


home
CEIA DE NATAL

Alerta: confira os alimentos que são proibidos para os pets

A Ceia de Natal, tão aguardada pela maioria das famílias, pode ser perigosa para os animais de estimação, caso eles tenham acesso aos alimentos. Veja quais e fique atento à saúde dos seus pets!

Imagem ilustrativa da notícia Alerta: confira os alimentos que são proibidos para os pets camera É fundamental que os tutores resistam às expressões suplicantes dos animais durante as datas comemorativas | Freepik

A Ceia de Natal é aguardada ansiosamente não apenas pela confraternização, mas também pelos pratos típicos da época, como chester, salpicão e pavê, que conquistam o paladar de humanos e, surpreendentemente, também dos pets.

Contudo, é crucial que os anfitriões e convidados resistam aos olhares suplicantes dos animais, uma vez que os especialistas alertam que as delícias natalinas podem ser prejudiciais aos bichinhos.

Conteúdos relacionados:

Laura Garutti, médica veterinária, destaca a necessidade de cuidado ao oferecer alimentos aos animais de estimação durante as celebrações natalinas, pois alguns pratos tradicionais podem ser prejudiciais aos animais de estimação.

Quer ver mais notícias de pets? Acesse nosso canal no WhatsApp.

Devido às diferenças nos organismos de gatos e cachorros em comparação aos humanos, os pratos típicos de Natal podem ser tóxicos, resultando em episódios de vômito, diarreia, fraqueza e até mesmo depressão.

A veterinária elaborou uma lista dos alimentos mais perigosos, esclarecendo os riscos associados a cada um deles. Confira abaixo:

  • Panetone e Chocotone: Ricos em gordura e carboidratos, podem ser benéficos aos animais, especialmente se forem do tipo chocotone. O chocolate é tóxico para os animais de estimação, podendo causar problemas neurológicos severos.
  • Uva e Uva-passa: Tanto a fruta quanto a versão seca são extremamente perigosas para os animais de estimação em qualquer quantidade, estando associadas à doença renal aguda.
  • Tender/Peru/Frango: Apesar de serem fontes de proteína e os animais serem carnívoros, é desaconselhável oferecer essas aves devido aos temperos, condimentos e defumação, especialmente se contiverem cebola, que é extremamente tóxica e pode causar anemia grave. Evite até os mesmos ossos desses pratos, pois o cozimento antecipado pode resultar em perfurações ou compactações no estômago e intestino.
  • Carambola: Muitas famílias incluem uma variedade de frutas na mesa de Natal, mas é crucial ter atenção especial à carambola, pois é tóxica para os animais, causando danos aos enxágues devido ao alto teor de ácido oxálico.

Garutti ressalta a importância de ficar atento ao consumo de todos os alimentos. “Como citado, a maioria são temperados e condimentados, o que pode gerar alterações gastrointestinais e intoxicações. Caso perceba qualquer alteração, como vômito, diarreia e alteração na urina, procure atendimento veterinário”, diz.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Papo de Pet

Leia mais notícias de Papo de Pet. Clique aqui!

Últimas Notícias