Uma nova tecnologia está prestes a realizar o desejo de muitos tutores de gatos: entender o que seus pets estão tentando comunicar com diferentes tipos de miados.
A plataforma MeowTalk, baseada em uma inteligência artificial, promete traduzir as vocalizações felinas em palavras humanas com uma precisão de até 90%.
CONTEÚDOS RELACIONADOS:
- 5 sinais de que seu gato ama muito a sua companhia
- Veja como manter a caixa de areia do seu gato bem cheirosa
O aplicativo funciona ao interpretar os sons emitidos pelos gatos, analisando as variações de entonação e identificando o que o animal está tentando expressar. Segundo os criadores, a tecnologia se baseia em 11 intenções gerais dos felinos, que incluem emoções e situações como felicidade, tristeza, raiva, pedido de atenção, alerta, chamada de acasalamento, sofrimento, entre outros.
Embora os gatos possuam um sistema de comunicação próprio, principalmente baseado em cheiros para interagir entre si, a vocalização é utilizada para se comunicarem com os seres humanos. Foi com base nessa particularidade que a MeowTalk desenvolveu sua tecnologia, treinando a inteligência artificial a partir de um banco de dados composto por mais de 260 milhões de vocalizações felinas, coletadas e analisadas por veterinários especializados.
Quer mais notícias de pets? Acesse nosso canal no WhatsApp
A plataforma foi projetada para capturar os sons emitidos pelos gatos através do microfone do celular, traduzindo os miados em frases curtas como "Me alimente", "Estou irritado" ou "Me dê carinho", que refletem o estado ou a necessidade do animal no momento.
Precisão científica
Pesquisadores das universidades de Milão, na Itália, e de Washington, nos Estados Unidos, participaram da validação científica da MeowTalk, e confirmaram a precisão da tecnologia.
De acordo com os estudos, o aplicativo consegue identificar até nove frases felinas com uma taxa de acerto próxima a 90%, oferecendo aos tutores uma ferramenta promissora para entender melhor o comportamento dos seus gatos.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar