A diversidade entoou a marcha nupcial de casais homoafetivos que oficializaram a união no casamento comunitário realizado pela Organização da Livre Identidade e Orientação Sexual do Pará (Olívia), com o apoio do Governo do Estado por meio do Conselho Estadual da Diversidade Sexual da Secretaria de Estado de Justiça e Direitos Humanos (Sejudh) e Defensoria Pública do Estado. A solenidade coletiva foi realizada na Universidade Federal do Pará, na presença de amigos dos 11 casais e autoridades políticas. A troca das alianças foi um dos momentos mais emocionantes da festa.
A transexual Alessandra Lopes usou uma produção que homenageou a todos as pessoas lésbicas, gays, bissexuais, travestis, pessoas trans e intersex (LGBTI+) que lutam em prol dos direitos do segmento e também os que perderam a vida vítimas da homofobia e transfobia.
A produção foi inspirada na personagem do filme “A noiva cadáver”. “Estamos aqui hoje para celebrar a vida e o amor, mas não podemos esquecer a quem não teve a oportunidade de viver um momento como este porque foi vítima de uma violência”, disse.
Alessandra já mantinha uma união estável há pelo menos oito anos com o companheiro Sérgio Oliveira. Eles escolheram casar este ano e na cerimônia coletiva como forma de contribuir para o fortalecimento do Movimento LGBTI.
O secretário adjunto da Sejuh, Rodrigo Rondam, ressaltou que foi um dia mais que especial para o Estado do Pará. “Estamos celebrando o amor, a igualdade e a cidadania. Desejo a felicidade de todos os casais”, congratulou.
Para o presidente do Olívia, Gleyson Oliveira, o casamento foi mais um passo dado para que a sociedade respeite a todas as manifestações de amor. “Este é o quinto casamento comunitário e vamos continuar lutando para fortalecer a criminalização da homofobia”, pontuou, ao destacar que o apoio do Estado foi importante para que os casais pudessem usufruir do direito de oficializar a união.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar