plus
plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Edição do Dia
Previsão do Tempo 23°
cotação atual R$


home
TRANSPORTE

Usuários reclamam dos riscos da ciclovia no BRT

O fluxo de ciclistas que utilizam a ciclovia no canteiro da pista do BRT na Avenida Almirante Barroso, em Belém, é bastante expressivo, já que a bicicleta é o meio de transporte de um grande número de pessoas. Contudo, a estrutura dos espaços é motivo de

twitter Google News
Imagem ilustrativa da notícia Usuários reclamam dos riscos da ciclovia no BRT camera Entre os perigos para os ciclistas, buracos na pista, falta de sinalização e grades quebradas | Wagner Santana

O fluxo de ciclistas que utilizam a ciclovia no canteiro da pista do BRT na Avenida Almirante Barroso, em Belém, é bastante expressivo, já que a bicicleta é o meio de transporte de um grande número de pessoas. Contudo, a estrutura dos espaços é motivo de reclamação por parte desse público. Estreitamento nas áreas onde estão instaladas as estações do BRT, piso irregular ou esburacado, falta de iluminação e sinalização, além de grades quebradas, estão entre as principais queixas dos usuários.

O trecho mais crítico apontado é o perímetro compreendido pela Avenida Tavares Bastos até o Entroncamento, área que abriga pontos de parada de ônibus e onde o risco de acidentes envolvendo ciclistas e pedestres é constante.

Entre os perigos para os ciclistas, buracos na pista, falta de sinalização e grades quebradas
📷 Entre os perigos para os ciclistas, buracos na pista, falta de sinalização e grades quebradas |Wagner Santana

Também é muito comum flagrar ciclistas circulando pela pista expressa naquele trecho. As pessoas se arriscam pedalando bem próximo aos ônibus. Além da pintura já apagada, ao longo da ciclofaixa há grades de proteção. Porém, em algumas partes a estrutura já nem existe mais. Ou seja, além do espaço ser estreito, o pedestre corre o risco de ser atropelado por uma bicicleta e ir parar na rua.

Foi o que presenciou o balconista Albenor Ribeiro, 53 anos, que espera pelo coletivo naquela parada diariamente. “Um dia desses um ciclista bateu numa mulher e ela quase ela caiu na frente do ônibus. Não existe colocar uma parada dessas onde passa bicicleta, ainda por cima numa curva estreita”, reclama.

Sempre que transita pelo local, o autônomo Joaquim do Nascimento, 22, costuma assobiar como uma forma de “avisar” para as pessoas que está passando. Ele lamenta ter que utilizar um local inapropriado para circular com seu veículo de locomoção. “A gente tem necessidade de passar nesse caminho, não tem outra alternativa. E não é só aqui o problema. Na parte das estações (do BRT) a ciclovia diminui e quando passa uma cargueira não tem espaço. A iluminação e sinalização são ruins. E já perto de São Brás a ciclovia se confunde com a pista do BRT. Uma vez quase fui atropelado ali”, diz o jovem.

Morador da Augusto Montenegro, o vigilante Raimundo Guadalupe, 59, diz que, mesmo sendo acostumado, enfrenta muitos transtornos para pedalar pela capital. “Aqui o mais problemático é a cerca quebrada que invade a ciclovia. Se a pessoa não souber vai bater. Isso aqui foi feito às pressas”, critica.

Prefeitura

A Prefeitura de Belém informou, em nota, que um dos principais investimentos realizados pela administração municipal está na interligação e aumento da malha cicloviária. “Entre 2013 e 2019, houve um salto de 67,9 km para 100,6 km de faixas de uso exclusivo de ciclistas”, informou. Sobre a calçada compartilhada, a Prefeitura diz que este é um projeto implantado “com sucesso em grandes capitais mundiais, permitindo que os públicos compostos por pedestres e ciclistas dividam o mesmo espaço de forma harmoniosa”, e que a partir da implantação da calçada compartilhada, a avenida Almirante Barroso “passou a ter, de fato, uma ciclovia em toda a sua extensão”.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

    Mais em Notícias Pará

    Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!