Para prevenir afogamentos nos principais balneários do Pará, a Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social do Pará usará de mais um instrumento para preservar a vida dos banhistas. O Grupamento Aéreo (Graesp), vinculado a Segup, disponibiliza o equipamento puçá, um cesto de resgate aéreo utilizado em salvamento de vítimas de afogamento.
A forma como o instrumento é utilizado foi exposta na manhã deste sábado (13) na praia do Atalaia, em Salinas. Bombeiros e agentes do Grupamento Aéreo simularam um salvamento como forma de treinamento e também para apresentar aos banhistas a mais nova forma utilizada de salvar vidas.
"Eu achei muito interessante, muito bom mesmo a gente conhecer o que o sistema de segurança tem a nos oferecer. Esse treinamento é muito bom. Chamou bastante a atenção de todos, e ainda bem que foi só pra uma simulação, e não uma ocorrência grave", disse o veranista que veio de Belém passar o final de semana em Salinas, Nonato Reis.
O equipamento é uma das novidades da Operação Verão 2019 coordenada pela Secretaria de Segurança e que integra, entre outras instituições, as Polícias Civil e Militar, Centro de Perícias Científicas Renato Chaves, Grupamento Fluvial (Gflu), Corpo de Bombeiros Militar e Centro Integrado de Operações (CIOp).
O puçá facilita o acesso em locais de difícil chegada das equipes, como é o caso do alto-mar, e também favorece a atuação do salva-vidas, já que algumas vezes a vítima pode estar desmaiada.
"Uma pessoa que tenha sofrido mal súbito, ou uma câimbra pode ser resgatada com o puçá. Um equipamento que atua com maior agilidade e aumenta as chances do salvamento ter êxito. Na simulação, a pessoa sinaliza que está se afogando, o helicóptero vai ser acionado, vamos lançar os nossos salva-vidas na água para estabilizar a vítima, colocar ela dentro do puçá e trazer até a areia, para que os primeiros socorros sejam feitos" , explicou o piloto da aeronave do Graesp, Major Souza Júnior.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar