Cerca de 100 documentos de identidade e 60 carteiras de trabalho estão sendo emitidas diariamente e de forma gratuita na sede da Secretaria de Estado de Justiça e Direitos Humanos (SejuDH), em Belém, por meio do Projeto Cidadão, neste mês de julho. O serviço é oferecido ainda em dois municípios do interior, Santarém e Paragominas. Com expediente normal neste período das férias – segunda a sexta, das 8h às 14h –, o órgão registrou um aumento na procura pelo atendimento.
Também é possível emitir, pela Secretaria, certidões nascimento e casamento, identidade social e também segunda via de certidões (nascimento e/ou casamento), totalizando 1,6 mil carteiras de identidade e 960 carteiras de trabalho já entregues neste mês. Os serviços de emissão de segunda via de certidão e retificação de documentos é uma parceria com a Defensoria Pública do Estado.
A pescadora aposentada, Florinda da Silva, 64, emitiu a segunda via da identidade ontem. Ela conta que precisava do documento com urgência para fazer a prova de vida da aposentadoria, marcada para a próxima segunda-feira (22). “Muito bom o serviço, achei fácil e rápido, porque fiz tudo hoje. Antes fui em dois lugares e não consegui emitir, porque tinha que agendar”, analisou.
Segundo o secretário da SejuDH, Rogério Barra, com a nova gestão do projeto Cidadão, o atendimento quadruplicou na unidade em Belém. Anteriormente, não havia emissão de carteira de trabalho no interior e, atualmente, a capacidade de pessoas alcançadas pelo serviço em Santarém, por exemplo, foi dobrada. “Em Paragominas, não havia emissão de carteira de trabalho há três anos e, desde que inaugurou o Núcleo lá, em maio, foram mil emissões”, destacou.
Interior
Em abril deste ano, Santarém, no oeste paraense, inaugurou o Núcleo da SejuDH para emissão de carteira de identidade e de trabalho à população santarena, que conta com um déficit de 16 mil expedições. No mês seguinte, foi a vez de Paragominas, sudeste do Estado, contar com os serviços disponíveis no também inaugurado Núcleo Regional. Nos dois Núcleos são emitidos, diariamente, 25 unidades de cada um dos dois documentos.
Serviço:-feiras, das 8h às 12h, na sede
Os atendimentos são realizados por meio de agendamento, às sextas-feiras, das 8h às 12h, na sede da SejuDH, em Belém e nos núcleos no interior, Paragominas e Santarém.
A interiorização do serviço passou a ocorrer este ano na atual gestão.
Atendimento em Belém:
Emissão de carteira de Registro Geral (RG); Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS); Retificação de certidão de nascimento e casamento (parceria com a Defensoria Pública do Estado).
Endereço: rua Vinte e Oito de Setembro, 339, bairro da Campina, de 8h às 14h.
Atendimento em Paragominas e Santarém:
Emissão de carteira de Registro Geral (RG); Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS).
Endereço em Santarém: rua Agripino de Matos, ao lado do Fórum da Comarca de Santarém, entre as avenidas Mendonça Furtado e São Sebastião, das 8h às 14h.
Endereço em Paragominas: Rua Amazonas, 100, no bairro Célio Miranda, das 8h às 14h.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar