plus
plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Edição do Dia
Previsão do Tempo 23°
cotação atual R$


home
LUTAS SOCIAIS

A resistência negra é simbolizada em marcha

Resistência. É assim que as mulheres negras que participaram da 4ª Marcha das Mulheres Negras, que ocorreu na tarde de ontem (25), pelas ruas do bairro do Guamá, em Belém, traduziram as lutas sociais que travam por décadas na história do país. Durante o e

twitter Google News
Imagem ilustrativa da notícia A resistência negra é simbolizada em marcha camera Mulheres negras fizeram a quarta edição da marcha em Belém | Feranndo Araujo

Resistência. É assim que as mulheres negras que participaram da 4ª Marcha das Mulheres Negras, que ocorreu na tarde de ontem (25), pelas ruas do bairro do Guamá, em Belém, traduziram as lutas sociais que travam por décadas na história do país. Durante o evento, dezenas de pessoas ligadas ao movimento negro, de mulheres, afro-religiosos e LGBT chamavam a atenção da sociedade com cartazes e críticas às atitudes e aos apoiadores das lideranças do governo federal.

“Hoje é um dia de festa, momento que representa a luta dos nossos antepassados que foram escravizados e que nunca desistiram, mas resistiram. E se estamos aqui é porque conseguimos um pouco da sobrevida. Somos filhos e filhas das vitórias passadas, das mulheres da história do Brasil que conquistaram esse direito de luta”, comenta Jucilene Carvalho, de 44 anos, sacerdotisa da Umbanda.

Gisele Ferreira faz parte do Movimento Negro do Pará e participa todos os anos da marcha. Este ano, foi a primeira vez que levou o filho, de apenas 5 anos. “Quero repassar a ele os valores que a gente tem, o respeito, igualdade e que não reproduza comportamentos machistas e racistas, também reconheça a nossa participação na manutenção desta sociedade que nos renega”, afirma.

A marcha, que teve como tema: “Mães negras amazônidas em luta contra o genocídio do povo negro”, foi alusiva ao Dia Nacional da Mulher Negra e Internacional da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

    Mais em Notícias Pará

    Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!