A largada da maior prova off-road do Norte do Brasil será na manhã deste sábado. O Rallye do Sol vai percorrer 40 localidades paraenses em oito horas de competição, com início em Benevides e encerramento em Salinópolis.
Quando os primeiros raios de sol incidirem sobre Belém, o ranger dos motores vai tomar conta dos 354 quilômetros de percurso do XXIII Rallye do Sol, que ocorre neste sábado, para praticamente encerrar a alta temporada do verão paraense em grande estilo. Este ano, 150 participantes disputam as nove categorias da maior prova off-road (fora de estrada) do Norte do Brasil. A largada será em frente à sede da prefeitura de Benevides, na Grande Belém. Até a chegada, que será na orla da praia do Maçarico, em Salinópolis, os apaixonados por automobilismo irão percorrer 40 localidades da região nordeste do Estado.
“Já está tudo certo e conseguimos cumprir o cronograma”, disse o coordenador geral do rallye, Antônio Neto. Ontem, a equipe dele refez o percurso da prova para manter atualizadas as informações sobre qualquer obstáculo que possa atrapalhar o bom andamento da competição. “Todo ano o trajeto muda e este ano os participantes vão perceber que iremos seguir bastante pelas laterais direitas das rodovias estaduais e da BR-316”, explicou sobre as mudanças.
Também foi observado que a pouca quantidade de chuvas na região vai dar uma atmosfera diferenciada ao longo do rallye. Vale ressaltar que motos, quadriciclos e carros não têm o mesmo percurso, embora tenham pontos em comum ao longo do trajeto.
Todos os competidores vão ter de cruzar igarapés e olhos d’água, como obstáculos. A adrenalina exige que os condutores estejam atentos às condições geográficas das vias. “O rallye não mede velocidade, e sim a regularidade com a qual os competidores seguem o percurso”, frisou Neto.
SUPORTE
O coordenador comentou ainda que a Prefeitura de Benevides dará apoio aos competidores com um café da manhã e também irá disponibilizar equipes da Guarda Municipal para garantir a segurança dos participantes. “A Polícia Militar também vai estar presente garantindo a segurança dos que chegam cedo. Tem competidor que chega de madrugada e fica aguardando a hora da largada”, disse o coordenador do evento.
Em Igarapé-Açu, a prefeitura também montou uma estrutura para dar suporte aos competidores. Será servido um lanche e água. “A cidade fica em festa. O rallye faz parte do calendário do verão paraense e todo mundo contribui para a grandiosidade e bom êxito do evento”, desfechou Neto.
Não haverá premiação em dinheiro. A entrega dos troféus aos vencedores será feita no palco montado na orla do Maçarico. A previsão é de que o resultado saia antes do anoitecer.
Em 26 anos de tradição, o Rallye do Sol tem ajudado a fomentar diversos grupos de adeptos ao automobilismo que acabam participando também de competições nacionais.
Tradição
23ª edição
O Rallye do Sol é promovido há 26 anos pela Federação Paraense de Automobilismo e tem o apoio do jornal Diário do Pará, RBATV, rádios 99 FM e Clube AM e DOL.
A largada será às 7h30, em Benevides. São nove categorias, quatro de motos e cinco de carros, que vão trafegar por 40 localidades - dentre municípios, distritos e vilarejos - da região nordeste paraense.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar