plus
plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Edição do Dia
Previsão do Tempo 25°
cotação atual R$


home
SAÚDE PÚBLICA

Estado pressiona e construtora finaliza obra em hospital de Abaetetuba

Um dos símbolos da má gestão tucana encerrada no final do ano passado, o Hospital Municipal Santa Rosa, em Abaetetuba, nordeste paraense, finalmente teve as obras finalizadas pelo Governo do Estado. Em visita técnica realizada na segunda semana de trabalh

twitter Google News
Imagem ilustrativa da notícia Estado pressiona e construtora finaliza obra em hospital de Abaetetuba camera O prédio estava em condições precárias, mas agora já está entregue e pronto para ser inaugurado | Divulgação

Um dos símbolos da má gestão tucana encerrada no final do ano passado, o Hospital Municipal Santa Rosa, em Abaetetuba, nordeste paraense, finalmente teve as obras finalizadas pelo Governo do Estado. Em visita técnica realizada na segunda semana de trabalho, dia 9 de janeiro de 2019, o governador Helder Barbalho encontrou um poste de energia dentro das instalações da unidade, mais especificamente no vestiário masculino, o que gerou ampla repercussão nacional.

Na segunda visita técnica realizada na última quarta-feira (31) ao local, engenheiros da Auditoria Geral do Estado (AGE) constataram o término das obras. A unidade não foi inaugurada devido a um impasse entre o governo passado e a prefeitura municipal. Erros de construção que foram identificados durante a primeira inspeção da auditoria realizada em abril deste ano. A AGE abriu um processo de auditoria ao fim do qual a construtora foi forçada a concluir a obra, sem o pagamento de nenhum valor adicional por parte do Governo. A Sanecom, empresa responsável pelo projeto de construção, corrigiu os defeitos e concluiu o projeto.

Pelo cronograma de obras, o hospital deveria ser entregue em dezembro do ano passado. O governo anterior alegou, na época, que a prefeitura teria exigido uma compensação financeira do Estado para o município pela implantação hospitalar.

A gestão passada deixou a unidade com acabamento incompleto, problemas de infiltrações e vazamentos, além de alas inacabadas, sem qualquer condição de funcionamento. Até lodo no piso foi encontrado. A obra foi entregue assim mesmo pela velha administração estadual, em julho de 2018, mas até hoje nunca tinha sido usada.

Os serviços haviam sido entregues de forma inacabada, e até com poste no meio, pelo governo de Simão Jatene para a população local, que nunca chegou a fazer uso do espaço
📷 Os serviços haviam sido entregues de forma inacabada, e até com poste no meio, pelo governo de Simão Jatene para a população local, que nunca chegou a fazer uso do espaço |Divulgação

A situação forçou a Prefeitura de Abaetetuba a alugar um prédio de R$ 50 mil mensais, segundo a Secretária de Saúde Municipal, para que o atendimento emergencial fosse garantido à população. “A Sanecon assumiu, no compromisso firmado com a Secretaria Estadual de Desenvolvimento Urbano e Obras Públicas (Sedop) e intermediado pela AGE, a responsabilidade de executar os serviços pendentes, garantindo que o dinheiro público aplicado no empreendimento agora possa retornar em benefícios para a população de Abaetetuba e região, que há um ano aguarda pelo funcionamento do hospital”, destaca o auditor geral doEstado, Giussepp Mendes.

INFRAESTRUTURA

O hospital é projetado para atender oito especialidades médicas: ginecologia, obstetrícia, pediatria, clínica médica, cirurgia geral, ortopedia, nefrologia e cardiologia. Dispõe de três salas de cirurgia, seis consultórios médicos, laboratório de análises clínicas, métodos gráficos para apoio de diagnósticos e banco de leite materno. A Secretaria de Saúde (Sespa) pretende implantar na unidade um centro de hemodiálise.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

    Mais em Notícias Pará

    Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!