plus
plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Edição do Dia
Previsão do Tempo 23°
cotação atual R$


home
SOBREVOO

Estado considera extintos focos de incêndio em Alter do Chão

Após o Corpo de Bombeiros realizar um sobrevoo, na tarde desta terça-feira (17), sobre a Área de Proteção Ambiental Municipal Alter do Chão, o governo do Estado considerou extintos os três principais focos de incêndio registrados na região de Santarém. Co

twitter Google News
Imagem ilustrativa da notícia Estado considera extintos focos de incêndio em Alter do Chão camera JADER PAES / AG. PARÁ

Após o Corpo de Bombeiros realizar um sobrevoo, na tarde desta terça-feira (17), sobre a Área de Proteção Ambiental Municipal Alter do Chão, o governo do Estado considerou extintos os três principais focos de incêndio registrados na região de Santarém. Com o apoio do Grupamento Aéreo do Pará (Graesp), as equipes resfriaram os pontos de queimadas que ficaram aquecidos com as altas temperaturas da região, nessa época do ano.

"A gente pode dizer que a operação foi concluída. Todos os focos foram extintos, tanto em Alter do Chão quanto em Pindobal, área da Capadócia e Pontas de Pedra", avaliou o tenente coronel Ney Tito Azevedo, comandante do 4° grupamento do Corpo de Bombeiros.

Durante esta manhã, cerca de 230 homens do Corpo de Bombeiros, Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas), Graesp, Comando de Polícia Ambiental (CPA), Exército, brigadistas voluntários e servidores da prefeitura apagaram o último foco que já estava sobre controle, mas chamava a atenção.

A estimativa da Semas é de que 410 hectares tenham sido queimados dentro da APA Alter do Chão, entre o dia 1 e 15 de setembro. As áreas mais atingidas são as de Sanava, com vegetação que nessa época do ano fica mais seca, o que, por consequência, pode facilitar a propagação das chamas.

Apesar de o fogo ter sido apagado, a operação continua. Os esforços agora estão concentrados na vigilância e no monitoramento da área queimada para evitar que o fogo aconteça de forma natural. "A equipe vai continuar aqui para darmos continuidade no monitoramento e assim evitar novos focos na área", avaliou o agente de fiscalização da Semas, Everton Dias.

Os proprietários dos imóveis cadastrados dentro da Área de Proteção Ambiental já estão sendo identificados pelo órgão estadual. A identificação é realizada por meio do Cadastro Ambiental Rural (CAR) e deve ajudar nas investigações sobre a origem do fogo na APA. A Polícia Civil também investiga o caso.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

    Mais em Notícias Pará

    Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!