O número de pessoas que utiliza aplicativos bancários é cada vez mais crescente em todo o país. As facilidades que as plataformas online oferecem para os clientes das instituições bancárias se tornaram grandes atrativos para novos adeptos dos serviços online. Muita gente, hoje em dia, nem sequer se dirige a uma agência para fazer serviços básicos como transações, pagamentos de contas, entre outros.
Pensando em satisfazer seus clientes, as instituições financeiras têm buscado oferecer soluções que estão disponíveis a qualquer momento a apenas um toque de distância na velocidade de conexão do celular do usuário. Entre elas, os aplicativos bancários. Mas, afinal, qual a vantagem de utilizar esses sistemas?
Os aplicativos oferecem diversos serviços como consulta de saldos, extratos, transferências e pagamentos. Além disso, eles permitem que o cliente emita e consulte boletos de cobrança, realize investimentos, administre cartões de crédito, solicite aumento ou diminuição de limites de pagamentos e transferências, faça pagamento de impostos, realize recarga de celular, entre outros. Ou seja, quase todas as tarefas que seriam realizadas de forma presencial em uma agência podem ser feitas via aplicativos.
Enfrentar grandes filas era algo que incomodava muito o analista de sistemas, Ader Motinho, na hora de realizar serviços bancários. Ele conta que o aparecimento das plataformas online só trouxe facilidades para a sua vida. “Comecei a usar os aplicativos quando os mesmos se tornaram mais acessíveis e confiáveis. A facilidade de uso e a possibilidade de realizar diversos serviços em um só lugar foram os principais atrativos para mim. Eu costumo gerenciar a minha vida financeira pelo próprio aplicativo do banco, sem precisar ir à agência, falar com atendente, enfrentar filas, nada disso”, ressalta Motinho.
Desconfiança
Ficar com um “pé atrás” na hora de utilizar os aplicativos ainda é algo muito comum entre as pessoas. Porém, ao contrário do que muitos pensam, usar o aplicativo do banco é mais seguro que utilizar a versão para o computador, já que as tecnologias para fragilizar o sistema online são mais comuns. O medo de ter os dados roubados ou até mesmo ser vítima de algum golpe impedia que a funcionária pública Maria de Fátima Costa se tornasse uma usuária dos aplicativos.
“Antes, eu relutava muito em usar aplicativos, porque eu tinha muito medo do que poderia acontecer, de acabarem fraudando meus dados ou de roubarem meu dinheiro. Mas a minha filha foi, aos poucos, me mostrando que não, que eles eram seguros, que eu só tinha que ter cuidado onde acessar, como não usá-los em computadores que eu não conhecesse. Eu só uso os aplicativos no meu celular, sem usar o Wi-Fi. Depois que passei a utilizá-los, facilitou muito meu dia a dia porque, antes, eu precisava sair do meu trabalho pra pagar conta e acabava saindo com dinheiro na mão, na bolsa, o que era um risco pra mim. Hoje eu faço tudo pelo aplicativo”, destacou Maria.
Para que o cliente evite se colocar em risco, o que pode causar uma série de prejuízos no dispositivo e também financeiros, o ideal é ter alguns cuidados simples, mas que fazem toda a diferença no dia a dia. Não é nenhuma novidade que a internet é um ambiente que oferece perigos. Se não estiver atento, facilmente o usuário pode ter seus dados sigilosos, como o número da conta, da agência e até mesmo o nome, roubados por hackers. O primeiro passo para evitar qualquer tipo de transtorno é manter o aplicativo sempre atualizado (veja mais orientações no box).
Uma das maiores vantagens dos aplicativos é a possibilidade de manter a atenção a movimentações suspeitas nas contas bancárias e extratos de cartões. Conferir o saldo, extratos e as movimentações do cartão de crédito na tela do celular se tornou rotineiro para Maria de Fátima. “Uma das principais coisas que fico acompanhando pelo meu aplicativo é a fatura do meu cartão de crédito. Sempre que faço uma compra, fico atenta se caiu o valor certo e ainda consigo acompanhar o valor da minha fatura, o que me possibilita fazer um melhor planejamento das despesas mensais”, destacou.
Plataforma com interface altamente intuitiva
Os aplicativos estão preparados para atender às principais necessidades imediatas, agilizando o dia a dia de seus clientes. Pensando nisso, o Banco da Amazônia criou uma plataforma com interface altamente intuitiva. Nele, o cliente tem acesso a consulta de extratos e acompanhamento da movimentação da conta em tempo real e por gráficos, realiza pagamentos de boletos por leitura de código de barras pela câmera do celular ou por importação de boletos digitais. Também é possível realizar transferências, assim como o cadastro de transações favoritas para agilizar movimentações futuras. Contratação de empréstimos, administração da poupança programada, acesso e envio de comprovantes e consulta da rede de agências.
Tudo isso foi pensado com todo o cuidado que o cliente do Banco da Amazônia merece. Seguindo as tendências do mercado, foram realizados grandes investimentos em pesquisa, tecnologia e soluções inovadoras para dar maior agilidade nos serviços da instituição financeira para os seus clientes. É uma agência do Banco da Amazônia no seu bolso. É agilidade no mundo virtual para dar mais tempo para curtir o mundo real.
7 Dicas para manter sua segurança ao usar de bancos
Mantenha o sistema atualizado
Use redes seguras
Baixe somente o aplicativo de banco oficial
Evite usar apps bancários pelo Wi-Fi e em equipamentos de terceiros
Habilite a verificação em duas etapas
Utilize antivírus e VPN
Monitore suas contas com frequência
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