
Quem adora apreciar um bom churrasco sabe o quanto o tipo de corte da carne faz toda a diferença no sabor dessa iguaria. O equilíbrio entre a maciez, o sabor e a suculência das carnes devem estar presentes em cada porção servida desse prato tradicionalmente brasileiro. A busca por novidades, diferentes cortes e até mesmo dicas para tornar a degustação desse prato tão especial é constante para quem trabalha com essa delícia.
Uma das principais dicas para quem ama fazer aquele churrasco no final de semana com a família ou em alguma data especial é inovar. Saindo dos cortes mais comuns de carne, como a picanha, contrafilé e maminha, entre outros, o ideal é saber aproveitar e conhecer cortes que, mesmo pouco conhecidos no Brasil, têm um valor inigualável em diversos outros países pelo mundo, dando um sabor totalmente diferente ao seu churrasco.
Para ajudá-lo a sair do tradicional e dar vez a cortes especiais, separamos uma lista com os tipos de carnes mais apreciados por profissionais da área. Confira:
Chorizo

O corte ficou bastante conhecido na Argentina e é muito apreciado por grandes churrasqueiros do país. A carne é retirada do miolo do contrafilé, ou seja, de sua porção central. A peça é formada por uma faixa de carne e uma espessa camada de gordura em sua parte superior, o que lembra muito uma picanha. É uma excelente pedida para quem gosta daquela gordura tostadinha especial. E o melhor de tudo é que trata-se de uma carne extremamente macia.
Ancho

Este corte, que também tornou-se bastante famoso na Argentina, é tradicionalmente conhecido no Brasil como bife de costela. Ele é tirado da parte traseira do contrafilé. Por isso, tem como característica acentuada o marmoreio, que é a gordura entremeada na carne. Isso influencia muito na maciez e no sabor da carne. Sua peça é composta por duas partes em proporções diferentes (uma maior e outra menor). As carnes são separadas por uma grande porção de gordura central. Diferentemente do chorizo, ela não forma aquela casquinha crocante de gordura, pois sua gordura encontra-se no meio da peça.
Raquete

Com sabor diferenciado, o Raquete, como é conhecido no Brasil, é um corte retirado do miolo da paleta, que é extraído da parte dianteira do animal. Com uma textura macia e sabor acentuado, a carne vem conquistando cada vez mais espaço nas churrasqueiras. Um dos maiores atrativos para esse tipo de corte está no fato do mesmo não possuir gordura externa, o que dá uma suculência inigualável a mesma. Além disso, se tornou uma opção mais saudável devido a rica concentração de ferro no corte.
Peixinho

Quer surpreender os familiares e amigos em um churrasco? Então, que tal servir uma carna macia e com um sabor sem igual? Uma boa opção de corte é o Peixinho, que também é conhecido como ganso redondo ou como lagarto do braço. Esse tipo de carne está localizada na parte dianteira do animal. Ela é tradicionalmente uma carne mais magra, o ideal para quem não gosta de gordura.
E aí, gostou das nossas dicas? Quer saber onde encontrar esses cortes diferenciados e muito mais? O Formosa oferece aos seus clientes os melhores e mais conceituados tipos de carnes do mercado. Aproveite!
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar