O Grupo Mundo Azul, formado por 220 mães de pessoas com autismo, realizam na manhã deste sábado (5), uma ação entre as mães do grupo com o tema "Cuidando do cuidador".

A ação chama atenção para a necessidade de que famílias, e especialmente, cuidadores estejam atentos a importância de manter os cuidados com aqueles que cuidam, como o caso das mães de pessoa com Transtorno do Espectro Autista (TEA).

Estresse em mães de pessoas com TEA

Um estudo publicado no Journal of Autism and Development Disorders apontou que o nível de estresse de uma mãe de pessoa com TEA assemelha-se ao estresse crônico apresentado por soldados combatentes de guerra.

Ainda de acordo com a pesquisa, mães que convivem com o autismo dos filhos empenham por dia, duas horas a mais com cuidados do que as mães de crianças sem a síndrome, e têm mais interrupções quando estão no trabalho.

Clínica-escola para autistas no Pará pode virar realidade após luta de famílias

Segundo o Grupo Mundo Azul, estas situações, associadas a ausência de uma rede de apoio e de apoio psicológico podem desencadear diversas situações prejudiciais em especial a pessoa com TEA.

Por isso, reforçar a rede de apoio, encorajar as mães e as famílias a estabelecerem essa rede de cuidados com o cuidador e ofertar momentos individuais para estas mães é o objetivo da ação, que conta com diversos parceiros.   

A ação também faz alusão ao aniversário do grupo.

Conheça mais e veja como participar do grupo

SERVIÇO

Cuidando do Cuidador

Data: 5 de outubro (sábado(

Horário: 9h às 12h

Local:  Preventório Santa Terezinha - Bairro Souza - Belém

Grupo Mundo Azul é formado, atualmente, por 220 mães de pessoas com autismo. Foto: Reprodução

MAIS ACESSADAS