Belém recebe a 3ª edição do Festival Gastronômico Estrela Azul, projeto realizado pelo DIÁRIO DO PARÁ desde 2017 e que tem como objetivo principal o fomento da gastronomia na capital, dando a oportunidade do público em geral ir a vários estabelecimentos renomados, com pratos deliciosos a um preço bastante acessível.
A partir da próxima quarta-feira (23), 26 restaurantes participam do festival. Estabelecimentos da cidade selecionados vão oferecer ao público um cardápio diferenciado e exclusivo, composto por entrada + prato principal + sobremesa com um valor promocional durante 26 dias. Esse ano o valor cobrado será de R$ 59,90 por pessoa.
Jader Barbalho Filho, diretor-presidente do Grupo RBA, ressalta que o Festival Gastronômico Estrela Azul se consolidou como o maior evento da área em todo o Estado, tanto em qualidade como em número de participantes. “Já se tornou tradicional na cidade e tem grande aceitação pelo público e pelos restaurantes. Sem dúvida alguma o festival se tornou referência e um evento esperado com grande ansiedade pelo público e restaurantes que já participaram de edições anteriores e os que participam pela primeira vez”, diz Jader.
Camilo Centeno, diretor geral da RBA, lembra que o projeto foi pensado para valorizar a gastronomia paraense. “Essa iniciativa se soma às várias iniciativas do DIÁRIO em promover o que é nosso aqui e lá fora, nesse caso a cozinha e os excelentes profissionais locais que fazem da nossa cozinha a mais original e uma das mais saborosas do país. Com o festival passam a ser mais conhecidos e ainda mais respeitados do que já são”, destaca.
Andréa Passos, gerente financeira do restaurante Bosque Sport Bar & Bowling, afirma que a participação do restaurante nas duas primeiras edições foi surpreendente e muito gratificante. “Foi o primeiro festival gastronômico que participamos e até então não tínhamos atentado para a importância que eventos desse tipo têm para o setor gastronômico do Estado”, coloca.
Durante o festival, ela diz que o restaurante conseguiu agregar um público que ainda não conhecia o estabelecimento, e que não deixou mais de frequentar o espaço. A expectativa para a edição deste ano é a melhor possível. “Sempre procuramos oferecer um cardápio inusitado e diferenciado, com uma comida mais requintada e que não seja cara, já que o objetivo principal é inserir um público novo que antes imaginava não poder ter acesso a uma gastronomia de alta qualidade, de alto padrão. É esse o grande lance do festival”, destaca.
Esse ano o Bosque Sport Bar & Bowling oferecerá como entrada pastel de pato com geleia de tucupi; tendo como prato principal filhote ao molho de caranguejo com purê de mandioquinha e pesto de jambu e, como sobremesa, brownie de tapioca com sorvete de jambu.
RESTAURANTES
Os restaurantes Adega das Onze e Olho de Boto participaram da 2ª edição do festival e repetirão a dose agora. “Nossa expectativa é de um público ainda maior para este ano. Quando participamos a primeira vez, ano passado, ficamos muito satisfeitos com o volume de clientes procurando pelo Estrela Azul. O retorno foi fantástico”, diz Rafael Teixeira, sócio dos dois estabelecimentos.
Ele destaca que os dois restaurantes vão oferecer este ano ao cliente o que têm de melhor. “É um festival único aqui no Pará porque dá oportunidade de quem ainda não conhece vir experimentar a alta gastronomia que é feita aqui, ajudando a nos divulgar ainda mais aqui e lá fora”.
O restaurante Olho de Boto, que trabalha com a fusão das cozinhas amazônica e internacional, oferecerá como entrada dadinho de tapioca com carne seca e geleia de pimenta. Como prato principal filhote com nhoque de jambu e finalizando com bombom de cupuaçu desconstruído com nuits de cacau e castanha do Pará como sobremesa.
Já o Adega das Onze, tradicional casa de vinhos e gastronomia internacional, terá como entrada vieiras gratinadas, gnudi com queijo do Marajó (Fazenda São Victor) e parmesão com ragu de búfalo como prato principal e, como sobremesa, banoffe (torta de banana com doce de leite).
Nilton Lobato, gerente comercial do DIÁRIO e DOL, ressaltou que os parceiros comerciais que apostaram no projeto vão possibilitar que milhares de pessoas na cidade tenham acesso, a um preço fixo, a pratos da alta gastronomia, além de poderem conhecer restaurantes que nunca tinham estado antes.
“Isso permite inclusive que as pessoas possam saber de antemão o quanto pagarão pela quantidade de pessoas que levarão ao restaurante, podendo programar seu gasto. Os pratos são todos exclusivos para o festival, fora do cardápio dos restaurantes, o que será um diferencial e tanto, aumentando o fluxo dos estabelecimentos e fazendo girar a economia na capital, criando mais emprego e renda”, coloca.
Valorização da gastronomia no Pará
O Festival Gastronômico Estrela azul é o fechamento de um ciclo de projetos anual do DIÁRIO envolvendo a valorização da gastronomia local. Tudo começa no primeiro semestre com o Troféu Estrela Azul, criado a partir do projeto “Passaporte Belém, o Melhor da Gastronomia”, em 2014, para oferecer um guia sobre as experiências culinárias de Belém.
No Passaporte, 16 personalidades da capital paraense – entre jornalistas, advogados e outros profissionais liberais- escolhem os melhores bares e restaurantes de Belém. Em seguida é elaborado um ranking gastronômico, onde jurados indicam seus estabelecimentos favoritos em 20 categorias. Também apontam o Melhor Chef de cozinha de Belém. Esse ano 7 profissionais da cozinha concorreram ao troféu.
Os estabelecimentos finalistas são divulgados em cinco fascículos encartados gratuitamente no DIÁRIO nos meses de março e abril de cada ano. Os internautas também podem votar em espaço exclusivo no Diário OnLine (DOL).
O próximo passo é o lançamento de um guia de bolso “Passaporte Belém, o Melhor da Gastronomia 2019”, com informações dos estabelecimentos indicados pelos jurados e um destaque para o campeão de cada categoria. Fechando o ciclo, nos meses de outubro e novembro, restaurantes premiados com o Troféu Estrela Azul participam do Festival Gastronômico Estrela Azul, onde ofertam um cardápio desenvolvido por seus chefs exclusivamente para o festival.
DIFERENCIAIS
“Um dos diferenciais editoriais do DIÁRIO DO PARÁ é sempre buscar conteúdos inovadores e diferenciados para seu leitor, apresentando, ao mesmo tempo, projetos inovadores que conquistem o mercado publicitário local, seja na área da saúde, do agronegócio, empresarial, do mercado de trabalho e até da gastronomia”, destaca Jader Filho.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar