No próximo dia 7, o DIÁRIO lançará a série “Diário Sustentabilidade”, que será dividida em cinco fascículos encartados gratuitamente às quintas-feiras, semanalmente, até 5 de dezembro. O projeto também vai destacar o Estado do Pará como um dos principais polos geradores de energia do Brasil.
O objetivo é informar sobre, por exemplo, os tipos de energia existentes, os significados. Tudo será detalhado em uma linguagem didática, conforme explicou o gerente comercial do DIÁRIO e DOL, Nilton Lobato.
“Vamos mostrar à sociedade paraense que o Pará é um dos maiores produtores de energia para o Brasil, além de mostrar os benefícios da energia eólica. De que forma podemos ter nas nossas residências as placas solares e que tipos de benefícios esse sistema pode trazer ao consumidor”, frisou o gerente. “Vale ressaltar que esse projeto só está acontecendo graças aos nossos parceiros que aderiram a essa ideia”, destacou.
Projetos
Na avaliação do superintendente do Banco da Amazônia, Luiz Lourenço, a iniciativa permite que o público leitor perceba a valorização e a importância que a instituição deposita em projetos que prezam pela sustentabilidade.
“Para nós, é muito importante que um projeto não seja somente viável economicamente e financeiramente. Tem que ser positivo na geração de emprego e renda, mas tem que ser positivo também em não prejudicar a floresta e que tenha meios de sustentabilidade, como coletas seletivas. Todos esses projetos que o Banco apoia são sempre voltados para esses princípios de sustentabilidade”, reforçou o superintendente.
Luiz Lourenço lembrou que o Banco da Amazônia desenvolve a linha do FNO Energia Verde, que fomenta a utilização das fontes de energia renováveis. Há projetos voltados para as áreas de biomassa, biogás, termoelétrica, fotovoltaica, entre outros. “Temos essas linhas à disposição. E hoje com o valor da energia, temos todas essas possibilidades. E muitos clientes satisfeitos com essa linha. Podemos atender, inclusive, pessoas físicas”, detalhou.
Conhecimento
Editor responsável pela série, o jornalista Luiz Octávio Lucas explicou que o DIÁRIO vai abordar o tema sustentabilidade de forma diferenciada, pautado no conhecimento de especialistas nos assuntos. São profissionais que desenvolvem um trabalho voltado para a Amazônia, o que resulta numa série de reportagens importante para entender mais sobre esses temas.
“No momento em que o mundo se volta para a nossa região, que o Papa Francisco convocou os bispos daqui para o Sínodo da Amazônia, que a questão da sustentabilidade reacende, o DIÁRIO aborda o tema de forma diferenciada. A responsabilidade é maior, até porque vamos oferecer um material temático sobre assuntos que interferem diretamente na vida dos nossos leitores que estão na Amazônia”, pontuou o editor.
Cenário
Essencial para a manutenção do nível de conforto de bilhões de pessoas em todo o planeta, mais de 80% da matriz global é proveniente de combustíveis fósseis, sendo que as energias renováveis representam menos de 10% das matrizes. O Brasil é, curiosamente, um dos países com exemplos interessantes de solução. Aqui, quase a metade da matriz energética é proveniente de fontes renováveis, uma condição bastante favorável em relação ao resto do mundo.
Parcerias
A série DIÁRIO Sustentabilidade tem o patrocínio do Banco da Amazônia, além das empresas Guamá Tratamento de Resíduos, Hydro e Imerys.
A Série
DIÁRIO SUSTENTABILIDADE
Será dividida em cinco fascículos, encartados gratuitamente nos dias 7/11, 14/11, 21/11, 28/11 e 5/12.
O 1° fascículo terá como tema “Energia renovável”.
O 2° fascículo abordará “Indústria 4.0”
O 3° fascículo tratará sobre “Desenvolvimento sustentável e cidadania”.
O 4° fascículo trará a temática dos “Resíduos sólidos e coleta seletiva”.
O 5° fascículo fecha a série abordando o tema “Reflorestamento e Recuperação de áreas degradadas”.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar