plus
plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Edição do Dia
Previsão do Tempo 26°
cotação atual R$


home
SEGURANÇA

Helder entrega nova Central de Triagem em Abaetetuba

O governador do Estado, Helder Barbalho, entregou, na tarde desta sexta-feira (15), a nova Central de Triagem de Abaetetuba, na região do Baixo Tocantins. A unidade foi ampliada e agora vai dispor de 306 novas vagas, que passam a ser ofertadas para custod

twitter Google News
Imagem ilustrativa da notícia Helder entrega nova Central de Triagem em Abaetetuba camera Novo complexo segue as diretrizes de segurança do Departamento Penitenciário Nacional. | Marcelo Seabra/Agência Pará

O governador do Estado, Helder Barbalho, entregou, na tarde desta sexta-feira (15), a nova Central de Triagem de Abaetetuba, na região do Baixo Tocantins. A unidade foi ampliada e agora vai dispor de 306 novas vagas, que passam a ser ofertadas para custodiar internos do regime fechado. A cerimônia de inauguração contou com a presença do secretário Extraordinário para Assuntos Penitenciários, Jarbas Vasconcelos, e demais autoridades do governo.

Helder determina que governo faça a aquisição em caráter de urgência de medicamento para menina Eloah

“Até o final do ano, devemos entregar 2.291 novas vagas no sistema prisional, o que corresponde a quase 25% a mais do que o atual sistema permite. Nós, com o esforço de gestão, retomamos obras paradas e podemos pensar em conjunto, numa equalização desse sistema e poder desafogar a superlotação”, ressaltou Jarbas Vasconcelos.

Procedimentos

O funcionamento do complexo está em acordo com os novos procedimentos de segurança e portarias estabelecidas pela Superintendência do Sistema Penitenciário do Estado do Pará (Susipe), seguindo as diretrizes do sistema federal, com base no Departamento Penitenciário Nacional (Depen). As celas não têm tomadas elétricas, o que dificulta a utilização de celulares, além de não permitir o contato direto com o agente penitenciário para abertura e fechamento das celas, o que evita motim. A obra custou cerca de R$ 10 milhões em um contrato de repasse do Departamento Penitenciário Nacional (Depen) com a Caixa Econômica.

O governador do Pará ressaltou que, desde que novas medidas de segurança foram adotadas pelo Estado, os números de homicídios diminuíram 30% em relação ao mesmo período do ano passado. “Nós temos a clareza do papel do sistema penal dentro da estratégia integrada de segurança pública. Assegurar que as casas penais estarão sob absoluto domínio do Estado, não permitindo que seja ambiente de ideias e estratégias para a construção do crime nas ruas, é central no nosso governo”, enfatizou.

Sistema

A antiga Central de Triagem do município de Abaetetuba continuará funcionando. Em breve, serão abertas 306 novas vagas no sistema prisional em Tucuruí e mais 306 em Parauapebas.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

    Mais em Notícias Pará

    Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

    Últimas Notícias