Quem buscou fugir de Belém durante o feriado de Proclamação da República e escolheu o distrito de Mosqueiro encontrou um movimento tranquilo nas praias, além de forte calor, durante o final da manhã e início da tarde de ontem. Apesar do grande número de pessoas, o movimento foi considerado abaixo do esperado tanto por moradores quanto pelos vendedores que estavam nos principais pontos turísticos.
Lama e buracos dominam rua de Belém
O pouco movimento favoreceu famílias que buscavam um pouco de tranquilidade, mesmo nas praias consideradas mais badaladas, como Chapéu Virado. Apesar do grande número de pessoas, a praia teve espaço suficiente para famílias inteiras que buscavam um pouco de sossego e tranquilidade longe da capital.
Luiz Renato, 54, é motorista de aplicativo e resolveu se dar um dia de folga, ao lado da família e amigos. Ele foi recarregar as energias na praia do Chapéu Virado e afirmou que fica na ilha até amanhã para aproveitar todos os atrativos da bucólica. “A praia está excelente. Como não está lotada, a gente pode aproveitar para descansar um pouquinho. Eu vim com minha esposa, filhos e sobrinhos e só voltamos no domingo com energia renovada”, afirmou.
A tranquilidade que conquistou Renato também foi bem-vinda pelos vendedores ambulantes. Apesar do movimento tranquilo nas praias, os restaurantes de Mosqueiro contavam com grande fluxo de clientes e até mesmo os vendedores ambulantes nos arredores celebravam o dia com boas vendas.
Reginaldo Gomes da Silva tem 34 anos e há sete vende coco nas praias de Mosqueiro. Ele que se intitula ‘o rei do coco’ comemorou o bom dia de vendas, com a saída de mais da metade dos seus produtos ainda no final da manhã. “As vendas estão muito boas hoje. Eu já esperava que a praia não ficasse lotada, mas até que os cocos estão saindo bastante. Até às 17 horas eu consigo vender tudinho. Se tudo der certo, amanhã e domingo vai ser a mesma coisa”, torcia o vendedor.
Já na praia do Farol, apesar da tranquilidade, os banhistas precisavam estar atentos com a maré alta e as fortes ondas que chegavam até lá. Apesar disso, o vento e o clima ameno deixavam a praia bastante convidativa para os visitantes.
O representante comercial Roberto Pereira, 74, foi com a mulher e gostou do que encontrou na praia do Farol. Um lugar tranquilo para aproveitar o feriado. “A gente já está acostumado a vir aqui por ser um lugar mais próximo de Belém. Hoje até que está tranquilo, foi fácil achar uma sombra e tomar uma cervejinha para relaxar. À noite vamos para a praça, reunir com amigos e faremos isso até domingo de manhã. Vamos voltar cedo para tentar fugir de qualquer engarrafamento e segunda voltamos a trabalhar”, comentou, já com a programação toda traçada até o retorno.
Carmélia Borges, 56, é comerciante e disse que todo e qualquer feriado é uma oportunidade de voltar a Mosqueiro. “Sempre que a gente pode, a gente passa o feriado em Mosqueiro e hoje particularmente está bem tranquilo. Espero que siga assim”, comentou.
Sujeira
Apesar da procura pelas praias, da paz e tranquilidade nos balneários, quem passava pelas vias até os principais pontos de Mosqueiro encontrava diversos pontos de descarte irregular de lixo, além de verdadeiros lixões ao céu aberto.
Um dos pontos mais críticos foi identificado na rodovia Augusto Meira Filho, que dá acesso às praias do Farol e Chapéu Virado.
Comerciantes e moradores reclamavam bastante da falta de cuidados com a bucólica, principalmente em datas como a de sexta-feira, início de um feriadão, que costuma receber um número maior de visitantes.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar