Cerca de 200 estudantes e 50 professores de várias escolas do Pará, organizados em 32 equipes, participaram ontem (13) do II TechCamp Pará, um torneio de futebol entre robôs construídos a partir de material reciclado. O evento ocorreu na Escola Estadual de Ensino Médio Albanizia de Oliveira Lima, no bairro do Souza, em Belém.
O professor e coordenador do NTE, Rafael Herdy explica que o torneio é a culminância do projeto realizado ao longo do ano pelo Clube de Robótica do Núcleo. Ele afirma que um dos principais objetivos do projeto é linkar o conteúdo do currículo da educação Básica, com os conhecidos de robóticas adquiridos. “Além disso, procuramos focar bastante essa questão da sustentabilidade, mostrando que é possível trabalhar a robótica com materiais sustentáveis”, diz.
Por essa razão, todos os robôs participantes da competição foram construídos a partir de material reaproveitado, que normalmente costumam ir para o lixo, como garrafas PETs, ligas de borracha, canudinhos, tampas de garrafas descartáveis, papelão, miriti, balão e o chamado lixo eletrônico, geralmente retirados de computadores que não são mais usados.
Um dos mais empolgados com a competição era o estudante Camillo Matheus, de 18 anos, aluno do segundo ano do ensino médio da Escola Estadual Visconde de Souza Franco. O robô construído por sua equipe foi feito a partir de pedaços de compensado, papelão, papel laminado e rodas de carrinhos de brinquedo e levou cerca de três horas para ficar pronto incluindo o projeto, a reunião do material, a montagem e a colagem. “No projeto aprendemos bastante sobre física e matemática e a partir daí, passei a ser um aluno muito mais dedicado”, garante. A estudante Lueny Monteiro, de 17 anos, aluna do segundo ano da Escola Estadual Dilma de Sousa Catette, também estava animada com a competição. Para ela, fazer parte do Clube de Robótica, mudou a sua vida. “Passei a gostar de disciplinas como matemática e física e isso ajudou muito no meu desempenho como aluna”, contou.
Para entender
O projeto II TechCamp Pará: futebol de robôs consiste na realização de formação e capacitação de professores e alunos da rede estadual do Pará. Durante os meses de agosto, setembro, outubro e novembro de 2019, o projeto realizou diversas atividades em escolas da capital e do interior. O projeto, que existe em todo o país, é supervisionado no Pará pelo Núcleo de Tecnologia Educacional (NTE), ligado à Secretaria de Estado de Educação (Seduc).
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar