plus
plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Edição do Dia
Previsão do Tempo 26°
cotação atual R$


home
PACIÊNCIA

Comércio lota para as últimas compras às vésperas de Natal 

As lojas e ruas do Centro Comercial de Belém ficaram lotadas neste domingo (22), com clientes aproveitando o horário estendido de funcionamento do local para comprar os presentes de Natal. Quem queria escolher com calma as compras precisou de muita paciên

twitter Google News
Imagem ilustrativa da notícia Comércio lota para as últimas compras às vésperas de Natal  camera Irene Almeida/Diário do Pará

As lojas e ruas do Centro Comercial de Belém ficaram lotadas neste domingo (22), com clientes aproveitando o horário estendido de funcionamento do local para comprar os presentes de Natal. Quem queria escolher com calma as compras precisou de muita paciência para enfrentar o empurra-empurra, as filas, o sol forte e, em seguida, a chuva que caiu próximo do meio-dia. Hoje (23), os estabelecimentos estarão funcionando novamente em horário especial, das 6h às 23h.

A maior parte dos proprietários e vendedores de lojas já estava preparada para o grande movimento. Especialmente por conta da velha tradição de deixar tudo para última hora. “Já estávamos esperando uma melhora considerável no movimento, especialmente porque no início desse mês as vendas foram muito fracas. Mas finalmente o dezembro realmente chegou para nós lojistas”, comemorou a gerente de uma loja de confecções, Steffanne Santos.

Ela contou que o movimento começou desde as primeiras horas do dia e chegou ao pico no final da manhã. “Nossa expectativa é a de que amanhã (hoje) as vendas voltem a melhorar e no dia 24 já dê uma acalmada”, disse. Apesar da grande quantidade de consumidores, ela ressalta que no ano passado as vendas foram melhores. “Acredito que por conta da crise que enfrentamos este ano, o movimento ainda não voltou a ser o que foi em outros anos, mas está melhorando”, destacou.

CAMINHADA

Já para o gerente de outro local, Egilmar Fontes, as vendas desse ano já superaram as do ano passado. “Para nós está muito bom, mas é claro que o lojista sempre quer vender mais. Mas se for comparar com o ano passado, acho que tivemos um pequeno aumento”, comemorou. Para quem escolheu sair para as compras no domingo, o dia teve que ser de muita paciência, especialmente para enfrentar as ruas e lojas lotadas, sem falar nas filas para pagar a mercadoria. A estudante Josiele Ribeiro já imaginava que iria enfrentar sufoco quando decidiu sair no domingo. “Sabia que estaria assim, mas queria vir comprar a minha roupa de natal, por isso resolvi vir assim mesmo”, contou. Ela, no entanto, disse ter ido preparada. “Vim com uma roupa mais leve e de sandália para poder andar bastante para pesquisar os preços e os produtos”, ressaltou.

DICAS PARA COMPRAS

Lojas

- Faça uma lista do que deseja comprar

- Busque referência de loja e de fornecedor

- Pesquise preços

- Lembre-se de outras dívidas já adquiridas

- Pergunte sobre a política de troca do estabelecimento

- Negocie descontos especialmente se o pagamento for à vista

- Preste bastante atenção no final para ver se o desconto realmente foi efetuado.

CONSUMIDOR DEVE ESTAR EM ALERTA

O diretor do Procon-PA, Nadilson Neves chama atenção que, mesmo na correria das compras de fim de ano, os consumidores devem ficar atentos para não terem problemas depois. Ele ressalta que muitas reclamações são registradas depois desse período especialmente por questões ligadas a trocas e produtos defeituosos. “Recomendo que as pessoas prestem bastante atenção na política de troca do estabelecimento de uma mercadoria sem defeito por outra. Já quando o produto apresenta defeito, o prazo de troca deve ser de até 30 dias”, ressalta.

Ele destaca ainda que o consumidor deve ficar atento na nota fiscal do produto. “Ele deve exigir a nota, porque somente com ela vai poder entrar com a reclamação no Procon, caso o problema não tenha sido resolvido com a loja”, diz. No caso da internet, além da nota fiscal, o consumidor deve estar ciente que pode efetuar a devolução ou a troca de mercadoria no prazo de sete dias, conhecido como período de arrependimento.

O diretor aconselha ainda que, mesmo aqueles que deixam as compras para a última hora, não abram mão de fazer uma pesquisa de preço. “Ela é essencial especialmente porque pesquisas recentes mostram que o consumidor já vem endividado desse ano, e deve ter cuidado para não ficar superendividado com as compras de fim de ano”, alerta.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

    Mais em Notícias Pará

    Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

    Últimas Notícias