plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 25°
cotação atual R$


home
AUDIMA

Ferramenta que converte textos em áudio amplia acesso ao conteúdo do DOL

Instalada há pouco mais de um mês no portal DOL, a ferramenta de tecnologia assistiva Audima está cada vez mais incluída na rotina de navegação dos internautas paraenses e de fora que consomem o conteúdo do site. As versões em áudio do conteúdo do DOL fic

Imagem ilustrativa da notícia Ferramenta que converte textos em áudio amplia acesso ao conteúdo do DOL camera Reprodução

Instalada há pouco mais de um mês no portal DOL, a ferramenta de tecnologia assistiva Audima está cada vez mais incluída na rotina de navegação dos internautas paraenses e de fora que consomem o conteúdo do site. As versões em áudio do conteúdo do DOL ficam localizadas no topo das reportagens, logo abaixo do título, e são importante instrumento de inclusão.

A parceria do DOL com a startup Audima teve início em dezembro de 2019. A ideia da empresa criadora da ferramenta é “gerar inclusão digital com o áudio” e buscar que, algum dia, “todo o conteúdo escrito da internet também possa ser ouvido”.

Para o editor executivo do DOL, Mauro Neto, a implantação da ferramenta mostra o pioneirismo do portal, no Pará, no quesito inclusão.

“Mais uma vez o Diário Online mostra seu pioneirismo e passa a ser o primeiro portal de Notícias do Pará a ter um aplicativo que permite pessoas cegas ou com baixa visão terem acesso integral ao seu conteúdo”, explica Mauro Neto.

“Isso é uma prova que estamos empenhados em fazer que nosso conteúdo editorial chegue mais próximo de todos. Esse é, sim, um momento importante de inclusão e cidadania. Esperamos que todos aproveitem esta ferramenta, que valoriza um público específico, que nem sempre recebe a atenção que merece e que a lei determina. Mas, vale ressaltar, a ferramenta é para todos, deficientes ou não”, conclui o editor executivo do DOL.

Mauro Neto, editor executivo do DOL.

Mauro Neto, editor executivo do DOL.

Conhecimento ilimitado a ser comunicado

A Audima é ferramenta de tecnologia assistiva, que “ajuda pessoas que possuem algum tipo de dificuldade a consumirem conteúdos na internet”, explica Luiz Eduardo Pedroza, um dos fundadores da startup. A outra fundadora da Audima é a irmã de Luiz, Paula Pedroza.

“Geralmente, [quando pensamentos em tecnologia assistiva], pensamos logo na pessoa com deficiência visual, mas o áudio vai muito além disso: ele ajuda pessoas com deficiência, pessoas idosas, pessoas com vista cansada, pessoas que não possuem tempo para a leitura e pessoas analfabetas ou semianalfabetas”, comenta Luiz.

Luiz Eduardo Pedroza, fundador da Audima

Luiz Eduardo Pedroza, fundador da Audima Studio H

De acordo com o fundador da Audima, o objetivo da ferramenta é quebrar a “barreira” que essas pessoas possuem para poder consumir o texto da internet. “A nossa tecnologia assistiva tem o objetivo de permitir que esses públicos possam consumir essa informação, considerando que a internet e os portais são os maiores geradores de informação do mundo. As pessoas precisam ter acesso a tudo isso para não ficarem à margem de todo esse conhecimento que está disponível na internet”, diz Pedroza.
Atualmente, a Audima está presente em mais de quatro mil sites dos diversos segmentos. O objetivo da empresa é que todo texto da internet possa ser ouvido. “Nosso sonho é que cada texto da internet, tenha uma versão em áudio. É para isso que a gente trabalha. E, para isso, contamos com nossos clientes e parceiros, que tornam isso possível”.

(DOL)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Pará

Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias