
As histórias inspiradoras de aprovações no vestibular ainda não cessaram pelo Pará. Algumas delas, inclusive, ultrapassaram os limites do Estado e estão chegando no Sul do Brasil. O protagonista de uma destas histórias é o feirante Manoel Santos de Souza, de 19 anos, aprovado no curso de Letras da Universidade de São Paulo (USP).
A instituição tem o vestibular mais concorrido do País e Manoel não temeu a isso. Mesmo ajudando a mãe, Maria Clei Santos, a vender verduras e temperos na feira de Marituba, Região Metropolitana de Belém, conseguiu tempo para estudar e foi em busca do objetivo. Ontem, ele foi homenageado pelo governador do Estado, Helder Barbalho, e recebeu das mãos dele um notebook de presente.
Além de ser aprovado na USP, Manoel também passou no vestibular das universidades de Campinas (Unicamp), Federal do Pará (UFPA) e do Estado do Pará (Uepa). Todas as aprovações foram no curso de Letras. “Eu sempre gostei de ler e isso me ajudou a escolher a área que eu queria. Estudei a vida toda em escola pública e sempre desejando dar uma vida melhor para a minha família”, comentou o calouro, que tem cinco irmãos.
A mãe, Maria, esteve ao lado do filho na hora da homenagem. Disse que já preparou o coração para sentir saudade de Manoel, que embarca domingo para São Paulo. “Ele está indo em busca de um sonho e tem a minha bênção”, disse.
GRATIDÃO
Questionado sobre o presente do governador, o jovem calouro disse que foi procurado por Helder, que lhe perguntou o que poderia fazer para ajudar nos estudos. “Eu lembrei que durante o Ensino Médio precisava muito de um computador para fazer meus trabalhos da escola e agora na universidade ele vai ser essencial”, comentou.
A entrega do presente e da homenagem ocorreu antes da solenidade de posse dos concursados da Secretaria de Estado de Administração Penitenciária.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar