Morreu na madrugada desta quinta-feira (5), a professora de teatro Maria Sylvia Ferreira da Silva Nunes aos 90 anos, em Belém. O velório ocorrerá às 9h, no Museu da Universidade Federal do Pará (UFPA). A cerimônia de cremação do corpo da professora acontecerá às 15h.
Maria Sylvia Nunes foi casada com o filósofo paraense Benedito Nunes, que faleceu em 2011. O casal foi responsável pela fundação do Grupo Norte Teatro Escola do Pará (NTEP) nos anos 1960 que décadas depois se tornou a Escola de Teatro e Dança da UFPA (ETDUFPA).
Na Escola de Teatro e Dança da UFPA, Maria Sylvia trabalhou como professora de História do Teatro, História do Espetáculo e Teoria do Teatro e também foi a primeira diretora.
Em 2002, dois anos após ter sido inaugurada, a Estação das Docas homenageou Maria Sylvia Nunes batizando com seu nome seu principal teatro.
Em julho de 2019, ela foi condecorada com o título de Professora Emérita da UFPA. O título, aprovado unanimemente pelo Conselho Superior de Ensino, Pesquisa e Extensão (Consepe), é concedido a docentes cujas contribuições tenham sido proeminentes para a Universidade, para a sociedade e para o desenvolvimento da pesquisa, do ensino, da extensão, dos serviços universitários e das políticas públicas, além daqueles que tenham produção intelectual, científica ou artística consideradas de potencial relevância.
Na época, o atual diretor da Escola de Teatro e Dança da UFPA, professor Jaime Amaral, afirmou que a honraria concedida a Maria Sylvia se estendia como um reconhecimento à mulher, à ETDUFPA e ao grande legado deixado por ela. “Pensar em garantir o conhecimento das artes dentro da Universidade é a Maria Sylvia. Ela é uma professora que tocou a todos nós desde que entrou nesta universidade, conquistando todo mundo e fazendo todos acreditarem que a arte é importante para sermos felizes”, pontuou.
Em nota a Universidade Federal do Pará lamentou a perda. Veja:
"A Reitoria da Universidade Federal do Pará comunica, com profundo pesar, o falecimento da Professora Maria Sylvia Nunes, ocorrido na madrugada desta quinta-feira, 05/03, em Belém. Maria Sylvia foi docente da UFPA por trinta anos, fundadora e diretora do Serviço de Teatro da UFPA, atual Escola de Teatro e Dança. Criou e dirigiu o Grupo Norte Teatro Escola do Pará, foi premiada em festivais de teatro universitário e recebeu diversas homenagens de instituições acadêmicas e governamentais. Atuou intensamente na difusão da arte e da cultura no estado do Pará, tendo contribuído de modo destacado, entre outros, para a criação e sucessivas edições do Festival de Ópera do Theatro da Paz. Atualmente, exercia a função de Presidente do Conselho da Editora da UFPA. Em 2019, por decisão do Conselho Superior de Ensino, Pesquisa e Extensão, recebeu o título de Professora Emérita da UFPA. A Universidade Federal do Pará solidariza-se com os familiares e amigos da Professora Maria Sylvia e informa que o velório está ocorrendo no Museu da UFPA, à Governador José Malcher, 1192, das 9h às 15h".
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar