A população de Ananindeua, Região Metropolitana de Belém, está insatisfeita com o abandono da prefeitura do município em relação à limpeza do Igarapé das Toras, localizado na rua 2 de Junho.
Na segunda-feira (9), por causa da forte chuva que caiu na capital e RMB, o canal transbordou e causou transtornos a quem mora próximo ao local.
Um vídeo feito por moradores após a chuva de ontem, mostra como ficou a área após os alagamentos.
Quando Ministro da Integração Nacional em 2017, o atual governador Helder Barbalho garantiu o repasse de R$ 25,6 milhões. O valor é da Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil (Sedec) para a construção de cais de arrimo, para o município de Ananindeua.
A ordem do repasse foi publicada na edição do dia 29 de Março de 2019, no Diário Oficial da União, e tinha como objetivo beneficiar Ananindeua.
O valor foi repassado à Prefeitura de Ananindeua, que deu início as obras para a construção do cais. O próprio Ministro da Integração Nacional, Helder Barbalho, chegou a visitar o canteiro de obras no município, no dia 29 de janeiro de 2018. No entanto, meses depois a obra foi esquecida e o dinheiro evaporado.
Entenda
O valor de R$ 25,6 milhões do auxílio material e financeiro da Defesa Civil Nacional foi adquirido após os municípios terem apresentado um relatório com o diagnóstico completo dos danos e o Plano Detalhado de Resposta (PDR), através do Sistema Integrado de Informações sobre Desastres (S2ID).
Em seguida, o documento passou por análise de equipes técnicas da Sedec e aprovado. O recurso foi definido e disponibilizado pelo Ministério da Integração.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar