O governador do Pará, Helder Barbalho, lidera uma ação conjunta com governadores dos estados da Amazônia Legal, que se reuniram para estabelecer medidas contra o coronavírus.

Primeiro exame confirma que Jair Bolsonaro está com coronavírus

Em entrevista para a jornalista Natuza Nery, do Globo News, o governador do Pará anunciou que, dentre as medidas adotadas, está a de estabelecer uma regra para a compra conjunta de materiais de equipamentos hospitalares.

Segundo Helder Barbalho, juntos, os governadores conseguem reduzir parâmetros em algo em torno de 25% do valor de compra desses materiais.

Outra ação conjunta dos Estados foi de escrever uma carta para o Ministério da Saúde, pedindo que o órgão defina o quanto antes a ajuda que vai poder dar para que os governadores consigam ampliar a capacidade de leitos em unidades hospitalares intensivas.

Coronavírus: Bolsonaro pede que manifestações do dia 15 sejam adiadas

Vale ressaltar que, no momento, não há casos confirmados decoronavírus nos nove Estados Amazônicos. No entanto, há uma preocupação dos governantes com a escalada de casos já confirmados em outros estados.

O prazo para que o Ministério da Saúde responda a solicitação dos governadores é até quarta-feira (18). Caso a resposta não seja favorável, os Estados vão analisar novas formas de mobilização. 

Your browser doesn't support HTML5 video.

MAIS ACESSADAS