plus
plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Edição do Dia
Previsão do Tempo 23°
cotação atual R$


home
393 ANOS

Ver-o-Peso faz aniversário à sombra da pandemia e descaso com estrutura

Completando nesta sexta-feira (27) 393 anos de história, sendo considerado um dos principais cartões-postais de Belém, o Mercado Ver-o-Peso comemora a nova idade de maneira tímida. Com a pandemia do novo coronavírus (Covid-19) e determinação de fechamento

twitter Google News
Imagem ilustrativa da notícia Ver-o-Peso faz aniversário à sombra da pandemia e descaso com estrutura camera Com isolamento social, movimentação de clientes caiu bruscamente, vários boxes estão fechados e feirantes tiveram de substituir a tradicional festa com bolo e parabéns por lamentos com a atual situação | Wagner Santana

Completando nesta sexta-feira (27) 393 anos de história, sendo considerado um dos principais cartões-postais de Belém, o Mercado Ver-o-Peso comemora a nova idade de maneira tímida. Com a pandemia do novo coronavírus (Covid-19) e determinação de fechamento dos pontos comerciais e áreas de alimentação que geram aglomerações, muitas barracam encontram-se fechadas e a programação de aniversário, que seria organizada pelo Instituto Ver-o-Peso, teve de ser cancelada pela primeira vez na história.

No mercado, o clima é de tristeza, mas os feirantes se mostram conformados, já que a grande aglomeração de pessoas não é indicada atualmente. Por este motivo, o movimento na feira caiu bastante, com cenário atual assustando os trabalhadores que dependem do local para tirar o próprio sustento.

Manoel Rendeiro, conhecido como Didi do Ver-o-Peso, é membro do Instituto Ver-o-Peso e confirmou que uma série de atividades para os trabalhadores estava planejada para esta sexta, mas lamentou que tudo teve de ser cancelado de última hora. “Tínhamos articulado uma baita programação para um mercado que tem muito cheiro, sabor e mandinga. Devido a essa pandemia, tivemos que cancelar tudo e, apesar do mercado estar abandonado, passando por um processo lento de revitalização, a data serve como um protesto para que as autoridades olhem com carinho ao mercado”, diz.

Reforma arrastada não mudou até agora a estrutura precária que o mercado tem atualmente
📷 Reforma arrastada não mudou até agora a estrutura precária que o mercado tem atualmente |Wagner Santana
Pouco movimento de clientes, a maioria em isolamento social, completa a falta de motivos para comemorar o aniversário da feira
📷 Pouco movimento de clientes, a maioria em isolamento social, completa a falta de motivos para comemorar o aniversário da feira |Wagner Santana

Ele destaca ainda que a data é uma forma de clamar por melhores cuidados com a estrutura do local, hoje em estado avançado de deterioração. “Ficamos tristes porque a prefeitura tem um fundo chamado Ver-o-Sol, com um repasse de verba anualmente que hoje seria muito útil. Milhões que deveriam ficar à disposição da categoria nesse momento difícil e que não sabemos onde está. Sabemos que todos estão passando por um momento difícil, mas queremos respostas para nossas reivindicações”, completa.

O feirante Adenilson Nascimento, de 54 anos, reclama da situação atual do Ver-o-Peso, mas afirma que não deixará de trabalhar tão cedo na feira. “A gente não pode parar, tem que continuar trabalhando. Nosso pão de cada dia sai daqui e se não vir trabalhar como é que a gente faz? É pedir a Deus para que melhore nosso espaço e que a situação melhore”, afirmou ressaltando que a venda tem caído para todos os vendedores.

Feira de 393 anos

Em dias normais, o Ver-o-Peso chega a receber cerca de 50 mil visitantes e conta com aproximadamente 1.500 trabalhadores. A feira é considerada o principal cartão postal de Belém e é tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

    Mais em Notícias Pará

    Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!