O Estado do Pará contará com 720 novos leitos nos hospitais de campanha, que estão sendo montados para atender os pacientes com Covid-19. Os hospitais serão montados no Hangar Centro de Convenções, em Belém, no Centro de Eventos de Marabá, em Marabá, no "Barbalhão", o Colosso do Tapajós, em Santarém. O local onde será montada a estrutura em Breves ainda não foi informada. Até a manhã deste domingo (29), o Pará tinha 18 casos de coronavírus confirmados. 

A estrutura no Hangar Centro de Convenções terá com 420 leitos, para atender a Região Norte, Nordeste e Marajó Oriental. Já em Breves, serão 60 leitos para atender os municípios na região do Marajó Ocidental. Os hospitais de campanha de Marabá e Santarém terão 120 leitos, cada.

Na tarde de sábado (28), o governador Helder Barbalho recebeu os profissionais que irão implantar, no Estado, os quatro Hospitais de Campanha previstos para reforçar o atendimento do sistema público de saúde aos pacientes que vierem a contrair o novo coronavírus.

"As estruturas já saíram do território paulista e estão sendo encaminhadas para as cidades onde instalaremos hospitais. Depois de concluídas, estas estruturas serão entregues às Organizações Sociais que ficarão responsáveis pela gestão das unidades", explicou o governador Helder Barbalho.

As unidades serão implantadas nos municípios de Belém, Santarém, Marabá e Breves. Juntas, elas somarão 720 leitos aos já existentes do Estado, que serão destinados a pacientes com sintomas leves ou moderados da doença, sem a necessidade de internação em Unidade de Terapia Intensiva (UTI).

"Estamos diante de uma grande emergência em saúde pública e o Governo do Estado tem tomado as medidas em tempo correto e adequado para prevenir e proteger a saúde da nossa população", explicou o secretário de Estado de Saúde, Alberto Beltrame. 

Os técnicos estiveram no Hangar - Centro de Convenções, onde será montada a unidade responsável por atender pacientes da capital e de municípios das regiões Metropolitana, do nordeste paraense, do Baixo Tocantins e de parte do Marajó. 

"Essa estrutura logística é toda modular. Vamos trazê-las prontas e aprovadas do ponto de vista hospitalar. Nossa intenção é treinar profissionais locais para participarem da montagem desses hospitais, o que tem tido muito êxito", destacou o CEO da empresa Progen, Eduardo Barella. A previsão é que eles comecem a ser entregues a partir do dia 6 de abril à população.

Além da capital, as unidades serão instaladas nos municípios de Santarém, Marabá e Breves, totalizando 720 novos leitos. Foto: Bruno Cecim / Ag.Pará

MAIS ACESSADAS