Atendendo as orientações da Organização Mundial de Saúde (OMS) quanto à prevenção e tratamento para casos do novo coronavírus no sistema prisional, a Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap) desenvolveu o projeto da Sala de Emergência, um espaço que ficará no Complexo Penitenciário de Santa Isabel para atendimento de futuras situações de emergência decorrentes do novo coronavírus.

A Sala de Emergência será instalada em uma ala da Unidade Básica de Saúde (UBS) do Complexo Penitenciário de Santa Izabel e contará com seis leitos e mais de 800 equipamentos, dentre eles, respiradores, aparelho de raio-X, eletrocardiograma e outros. Também haverá disponível um Laboratório de Análises Clínicas e dois carros de emergência, além de plantonistas 24 horas para atender a população carcerária em casos necessários. 

Seap reserva "Sala de Emergência" para casos da covid-19 na população carcerária
📷 |Seap / Ascom

Também como medida preventiva, todas as unidades penitenciárias do Estado deverão possuir alas reservadas ao isolamento para casos suspeitos (unidades de acolhimento), com a oferta de leitos para internos com sintomas leves. São 38 leitos distribuídos pelas unidades prisionais do Estado. Os seis leitos na Unidade Básica de Saúde (UBS) são para o atendimento a internos com casos considerados críticos, bem como casos de complicações respiratórias.

Outra medida de prevenção é para a chegada de novos presos, que são encaminhados para um única unidade prisional na Marambaia, Região Metropolitana de Belém (RMB). Segundo o secretário de Estado de Administração Penitenciária, Jarbas Vasconcelos, nesta unidade há uma equipe de triagem médica que deixa os custodiados em quarentena. 

Foto: Seap / Ascom

MAIS ACESSADAS