Com o novo coronavírus se alastrando, os casos de familiares ou conhecidos diagnosticados estão mais frequentes. Para as pessoas que dividem a mesma moradia com um paciente com Covid-19, as principais orientações que devem ser seguidas estão ligadas a higienização adequada, sobretudo das mãos, com água e sabão, antes e depois de qualquer tipo de atenção ao paciente. A higienização também deve ser realizada mesmo que não tenha tido qualquer contato físico com a pessoa que tenha o novo coronavírus.
A infectologista Deborah Crespo afirma que o Pará, mesmo com o já alto número de pessoas infectadas, ainda não chegou ao pico da Covid-19 e que a colaboração de todos será fundamental para frear o avanço da doença. “A gente precisa muito que a população de fato dê sua colaboração”, afirma. “Deve ter o foco na higiene, evitar ambiente público e lavar sempre as mãos”.
O cuidado também deve ser redobrado em ambientes compartilhados. Em muitas residências existe apenas um banheiro para todos os moradores e, em caso de dividi-lo com uma pessoa que tenha Covid-19, a infectologista afirma que ele precisa ser higienizado imediatamente após o uso por essa pessoa ou seu cuidador.
LIMPEZA
A limpeza diária e completa é uma rotina que deve ser adotada. A recomendação é que todos os locais sejam higienizados, principalmente aqueles onde a pessoa infectada pode ter tocado. Com a pessoa responsável pela limpeza utilizando sempre máscara e luvas.
Deborah afirma que o uso de máscaras e a higienização das mãos com água e sabão (com o álcool em gel sendo uma boa alternativa) são fundamentais. “Quando não se é possível ter o distanciamento físico, deve-se manter o hábito da máscara, com uso adequado, e a higienização adequada das mãos. Não levar a mãos ao rosto também é um ato importantíssimo para evitar a contaminação. São mudanças de hábito muito simples e que todos nós, desde que tenhamos responsabilidade e empenho, podemos seguir”, completou a infectologista.
Para isolar uma pessoa infectada pelo coronavírus em sua própria casa é conveniente dispor de um quarto exclusivo para ela. Também é recomendável não compartilhar o banheiro com a pessoa infectada (caso não seja possível a disponibilidade de um banheiro exclusivo, ele deve ser higienizado imediatamente após o uso) e evitar, na medida do possível, estar com o paciente em outros cômodos da casa para cumprir o protocolo de manter pelo menos um metro de distância de qualquer caso positivo.
Cuidados
Colocar o lixo do paciente em uma lata com tampa dotada de um saco em seu interior com fecho hermético.
Garantir uma boa ventilação e uma janela com acesso à rua.
Para minimizar o contato, o paciente pode tentar se comunicar com o resto dos parentes pelo telefone celular.
Limitar ao máximo a circulação pela casa a situações estritamente necessárias (sala, cozinha e banheiro por exemplo)
Permanecer em um quarto isolado e bem ventilado
Escolher apenas uma pessoa para ter o papel de cuidador do paciente. De preferência uma pessoa que esteja com boa saúde e não tenha doenças crônicas. Sempre utilizando máscaras bem ajustadas ao rosto.
Proibir visitas familiares durante o isolamento domiciliar
Para limpeza da casa
A pessoa responsável pela limpeza deve usar máscara e luvas.
Para a limpeza, deve ser usada uma solução de água sanitária: uma parte do desinfetante para cada 49 de água.
Limpar diariamente as superfícies de contato como maçanetas, mesas, interruptores, torneiras e vasos sanitários
Deixar a roupa utilizada separada dos outros integrantes da casa. Lavar roupas e peças de cama e banho utilizando água e sabão normais ou na máquina de lavar normalmente, sem deixar de secá-las bem.
A roupa do paciente pode ser lavada separadamente, com o detergente de uso normal, a uma temperatura entre 60º e 90ºC
Fonte: Ministério da Saúde
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar