O Pará poderá adotar lockdown (bloqueio total) para conter o avanço da pandemia do novo coronavírus, caso a população continue desrespeitando o isolamento social. O anúncio foi feito neste domingo (3), pelo governador Hélder Barbalho. 

Pará registra mais 11 mortes; óbitos por coronavírus chegam a 317 em 3.920 casos

Em um vídeo publicado no Twitter, o Governador do Pará reforça o apelo para que as pessoas permaneçam em casa e que "se até terça-feira (5), o isolamento não for respeitado, aplicaremos o lockdown". 

Ruas de Belém começam a ser higienizadas contra o novo coronavírus

Ainda segundo o governador, a media será adotada nas cidades com maiores índices de contaminação. 

Reforço o meu apelo para que permaneçam em casa, essa é a única ação efetiva para proteger você e sua família. Agradeço a todos que estão fazendo a sua parte, mas se até terça-feira (5) o isolamento não for respeitado, aplicaremos o lockdown. pic.twitter.com/fldokNOntZ

— Helder Barbalho (@helderbarbalho) May 3, 2020

BLOQUEIO TOTAL

O termo "lockdown", que significa bloqueio total em inglês, é a medida mais severa em uma pandemia. Com essa decisão, a entrada e a saída de veículos particulares são proibidas e limites entre cidades são fechados, além da proibição de aglomerações em locais públicos.

Os serviços não essenciais passam a ser proibidos e só é possível sair de casa para comprar alimentação, remédios e levar pessoas a unidades de saúde.

Durante a pandemia por coronavírus alguns governos adoram lockdown, como estratégia para diminuir o contágio, como China, Itália, Índia, Malásia e entre outros.

No Brasil, o primeiro lockdown de municípios no Brasil foi decretado no Maranhão, devido ao avanço dos casos de coronavírus. 

Governador alerta que o Pará pode adotar lockdown (bloqueio total) para conter o avanço da pandemia. Foto: Wagner Santana/Diário do Pará

MAIS ACESSADAS