O município de Primavera, na região do salgado e a cerca de 200 quilômetros de Belém, será o 11º município do Estado a decretar “lockdown”.
O Decreto nesse sentido foi assinado na noite desta sexta-feira (8) pela prefeita Renata Sousa (MDB) em razão ao aumento do número de casos de Covid-19 na cidade. As medidas começam a valer a partir deste sábado (9).
De acordo com dados da Secretaria de Saúde do município, que tem cerca de 10,6 mil habitantes, até a noite de hoje havia a confirmação e 13 casos, com 4 suspeitos e 140 pessoas sendo monitoradas. Outros 4 casos estão em análise, 11 foram descartados e 3 pacientes foram recuperados.
A prefeita solicitou apoio das polícias Civil e Militar para que se cumpra o decreto.
O QUE VAI FUNCIONAR
Só funcionarão na cidade serviços essenciais como comércio de alimentos até as 12h; e farmácias no seu horário normal seguindo a advertência do Ministério Público.
“A circulação nas ruas sem um motivo forte está vetada. O confinamento total é necessário e pode ser revogado a qualquer momento, desde que haja o distanciamento social como pede a OMS ”, destaca a prefeita.
A prefeitura de Primavera vem tomando várias medidas para prevenir a circulação do novo Coronavírus no município, como desinfecção de ruas e órgãos públicos; distribuição e EPI’s para todos os profissionais de saúde e cerca de 10 mil kits de higiene para toda a população contendo álcool em gel, sabão (em barra e líquido), agua sanitária e máscaras.
Numa outra frente a prefeitura disponibilizou uma ambulância exclusiva para atendimento de pacientes com Covid-19 no município; destinou uma sala para isolamento na Unidade de Pronto Atendimento da cidade; e encomendou um lote de medicamentos (azitromicina, hidroxcloroquina e ivermectina) para manutenção do protocolo medicamentoso para a população.
O bloqueio sanitário na entrada da cidade será intensificado. Está terminantemente proibida a entrada e saída de Primavera em qualquer meio de locomoção, salvo em casos bem específicos que vão necessitar de comprovação.
”O vírus já está na nossa cidade. Agora o que temos que fazer é ampliar ao máximo a prevenção e o isolamento social. Estamos fazendo a nossa parte. Mas para vencermos essa guerra todos precisam colaborar”, destaca a prefeita.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar