O lançamento do cartaz do Círio 2020 será diferente, como tudo que vem ocorrendo desde que surgiu a pandemia do novo coronavírus. Desta vez os fieis não poderão estar presentes na Missa e próximos da Imagem Original de Nossa Senhora, nem ocorrerá a apresentação na Praça Santuário, como todos os anos. No domingo, dia 31 de maio, a partir das 19h, a apresentação do cartaz será apenas virtual, transmitida ao vivo pela TV Nazaré e, logo depois, redes sociais da Basílica Santuário e Círio, direto da Basílica Santuário.
Círio de Nazaré poderá ser virtual: 'É uma possibilidade'
Campanha pede para pessoas ficarem em casa e garantirem Círio 2020
O cartaz será produzido com elementos que remetem ao Círio deste ano: “Ave Maria, cheia de graça”. A criação do Cartaz é da agência Mendes Comunicação, com fotografia de Oswaldo Forte. “Este ano tive o privilégio e a honra de fotografar a Imagem Peregrina de Nossa Senhora de Nazaré, agradeço de coração à Diretoria na pessoa do amigo Albano Martins”, comemora o fotógrafo. Este é o primeiro grande evento que antecede a procissão principal do 2º domingo de outubro.
Descida do Glória
Antes do lançamento do cartaz oficial do Círio 2020, nesta segunda-feira (25), às 18h, acontece a Missa de descida da Imagem Original de Nossa Senhora de Nazaré do Glória, localizado no Altar-Mor da Basílica Santuário, onde a imagem permanece durante o ano inteiro. O momento ocorre apenas duas vezes ao ano: em maio, para comemorar o aniversário de elevação da Basílica de Nazaré à categoria de Santuário Mariano; e em outubro, durante a quinzena do Círio de Nazaré.
Este ano os milhares de fiéis que se emocionam com a descida conduzida pelos Guardas de Nazaré só poderão acompanhar este momento pela TV e redes sociais, com Missa celebrada pelo arcebispo Dom Alberto Taveira. Este momento marca o início do Tríduo, período que prepara os católicos para a Coroação de Maria, marcado por intensas orações, buscando a intercessão da Virgem de Nazaré. O Tríduo faz parte das comemorações do 14º aniversário de elevação da Basílica de Nazaré à Santuário Mariano da Arquidiocese de Belém.
A imagem original de Nossa Senhora de Nazaré não ficará disponível para visitação dos fiéis e retornará ao Glória no dia 31 de maio, pelas mãos de membros da Diretoria da Festa de Nazaré (DFN), quando acontecerá a coroação, também com Missa presidida por Dom Alberto Taveira, transmitida ao vivo.
História
Uma das tradições mais antigas e conhecidas do Círio de Nazaré adotada até hoje por várias famílias, empresas e órgãos paraenses é fixar cartazes do Círio nas portas, como forma de homenagem a Senhora de Nazaré. Trata-se de um instrumento de evangelização e divulgação da festa. O primeiro Cartaz de divulgação do Círio foi confeccionado em Portugal no ano de 1826. Inicialmente as peças eram elaboradas à mão para impressão. Atualmente o Cartaz é produzido a partir de fotografias.
A partir do dia 01 de junho, o cartaz estará disponível para venda nos supermercados Líder, Nazaré, Formosa e Lojas Portugal, e algumas farmácias da rede Reinafarma. Será vendido um kit com três cartazes no valor de R$ 10,00. “O total da receita das vendas será destinada à Basílica Santuário, para custeio e manutenção das obras sociais da Paróquia de Nazaré (OSPAN)”, reitera Albano Martins, coordenador da DFN.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar