Há quase um mês, o direito de ir e vir dos moradores da travessa Pimenta Buena, entre as 3ª e 4ª ruas, em Icoaraci, está prejudicado. Isso porque um alagamento de aproximadamente 300 metros se formou durante esse tempo e ainda não secou. O aguaceiro invade residências e piora em dias de chuva. Para tentar evitar maiores prejuízos, a comunidade bloqueou a via com pedaços de móveis, galhos de árvores, madeira e até colchões a fim de impedir a circulação de veículos. A população reclama que o problema é antigo.
A casa do Pedro Paulo Portal, 55, músico, que mora desde a infância na rua, é uma das mais atingidas. A água chega a invadir todo o pátio da residência dele e o trabalho de limpeza é redobrado. “Essa situação é muito complicada porque tem um mês que não seca. Dificulta na hora que o filho vai para a escola, quando a gente quer sair para trabalhar. Outro dia meu pai, que é cadeirante, passou mal e a ambulância não conseguiu chegar na porta de casa. Tive de carregá-lo até a ambulância que ficou estacionada na parte seca”, conta.
SAÚDE
Segundo o morador, além da dificuldade em sair de casa e do aguaceiro que invade a residência, ele teme por contrair doenças. “Esse é o maior medo, de repente ficar doente e não saber o motivo. A gente não sabe o que está nessa vala. É tanto tempo de água acumulada que até peixe se cria”, diz.
Pará atinge a marca de 50 mil recuperados da covid-19
Covid-19 mata mais em 3 meses do que trânsito em todo 2019 no Brasil
Bolsonaro diz que Mandetta era "cliente da Globo" e que exagerava nos números
O alagamento já se tornou crônico e não tem explicação para a aposentada Rosa Silva, 71. “Não sei porque a água não desce. É uma vida para isso acontecer. As vezes a prefeitura vem com carro pipa para tirar a água, mas no dia seguinte, voltar a alagar. Se ela [prefeitura] fizesse o trabalho direito, não estaria assim”, reclama.
Para a filha da idosa, Renata Silva, 37, também moradora, a questão se dá porque tubulações estariam entupidas. “Por isso que até quando não chove, fica esse acumulo de água que não seca. Acredito que é problema de esgoto antigo. Somente as casas construídas recentemente não são invadidas pela água. A casa da minha avó já teve o piso levantado umas três vezes”.
O motorista Augusto Pereira, 37, é outro morador indignado pela situação. Segundo ele, além da tubulação entupida, uma cacimba localizada na 4ª rua também provoca o alagamento. “Desce de lá e fica tudo acumulado aqui. Isso acontece constantemente e ninguém resolve. Quem é prejudicado é a gente. Por isso a gente bloqueou a rua”, afirma.
A reportagem procurou a Prefeitura de Belém para esclarecer sobre o alagamento crônico existente na travessa Pimenta Buena, entre as 3ª e 4ª ruas, em Icoaraci. No entanto, até o fechamento desta edição, não houve nenhum posicionamento à população.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar