O Festival Gastronômico Estrela Azul Delivery entra no seu terceiro final de semana possibilitando o acesso da população à alta gastronomia feita na capital, com menu completo, a um preço bastante acessível e, ao mesmo tempo, dando um fôlego fundamental ao setor da gastronomia, que funciona exclusivamente por delivery desde a decretação do isolamento social por causa da pandemia no novo coronavírus.
O empresário Arlindo Guimarães, que comanda o Manjar das Garças e a Pizza do Macaco, lembra que os restaurantes fecharam totalmente no último dia 20 de março. “O movimento foi a zero. Em abril abrimos o delivery, que nos proporcionou algum faturamento e passou a ser a única forma de comercialização para o setor desde que foi decretado o isolamento social”.
Ele diz que o Festival Estrela Azul foi muito feliz ao criar uma variação em delivery, ajudando a incrementar o setor num momento bastante difícil, favorecendo toda uma cadeia de produção alimentar, que estava praticamente parada, gerando, com isso, emprego e renda para a população.
“Os restaurantes participaram de todos os festivais, com absoluto sucesso, razão pela qual não poderíamos ficar de fora desse. Às terças, quartas e quintas temos uma média de saída de 15 a 20 pratos, o que é uma média boa considerando a situação atual e esperamos que melhore ainda mais até o final”.
O Manjar das Garças preparou de entrada bruschetta pomodoro com azeite extravirgem; como prato principal filhote com crosta de amêndoas, arroz de açafrão e ervilhas frescas; e como sobremesa tiramissu de cupuaçu. Já a Pizza do Macaco optou por um crostini de entrada; gnocchi ao ragout de linguiça como prato principal e tiramissu de cupuaçu de sobremesa.
Rita Vidal de Oliveira, proprietária do Pastel Pai D’égua, que funciona no Shopping Metrópole, em Ananindeua, avalia como positiva a experiência em participar do festival “Nos primeiros 15 dias tivemos um aumento no número pedidos. Nossa perspectiva é boa para os próximos dias, e esperamos alcançar mais pedidos com as divulgações que estamos programando”.
INICIATIVA
Ela avalia como bastante válida a iniciativa do grupo RBA que ajuda o setor da gastronomia local a alavancar as vendas. De entrada o restaurante elaborou palitos de massa saborizadas (massa de pastel saborizada e frita); nhoque de batata com molho de costela e tiras de queijo coalho de prato principal e canudinho de massa de pastel com baton e goiabada de sobremesa.
ENTUSIASMO
O chef Paulo Anijar, que comanda a cozinha do restaurante Santa Chicória, avalia que o festival delivery trouxe “alegria e entusiasmo” ao setor gastronômico de Belém e faz com que ele volte a respirar graças a toda a divulgação e marqueting envolvidos no processo.
“Esse formato de festival gastronômico delivery permite que a gente brinque e exercite nossa criatividade, sempre com uma pegada regional e autoral. Isso nos motiva muito e nos retira da nossa zona de conforto. Estou muito feliz em participar desse festival, que envolve sempre grandes perspectivas e números”, diz o proprietário do restaurante.
De entrada o Santa Chicória oferece taco de frango crocante marinado no buttermilk, picles de cebola roxa e pimenta, molho de sour cream e chicória. Para o prato principal elaborou uma carne de sol com baião de dois cremoso, lascas de dadinho de queijo coalho e tapioca e demi glace de melaço. Para finalizar trifle de 3 chocolates como sobremesa.
RESTAURANTES PARTICIPANTES DO FESTIVAL ESTRELA AZUL DELIVERY
Período do festival 24/05 a 24/06
1. Mango
2. Manjar das Garças
3. Brasileirinho
4. Boteco do Camarão
5. Pizza do Macaco
6. Sweet by Bebel Lima
7. Moquén
8. Pastel Pai D’égua
9. Ver-o-Açaí
10. Confraria Tucuruvi
11. Sushi Boulevard
12. Beto Salomão
13. Hun Caboco
14. Buiagu
15. Santa Chicória
16. Point do Açaí
17. Égua du Buteco
18. Famiglia D’Itália
19. Boteco Arsenal
20. Famiglia Sicilia
21. A Forneria
22. Égua do Carango
23. Santé Saudável
COMO FUNCIONA?
O festival iniciou dia 24/05 e encerrará dia 24/06
Conta com a participação de 23 restaurantes, a maioria deles premiado com o “Troféu Estrela Azul” , que ofertam um cardápio desenvolvido por seus conceituados chefs, exclusivamente para o festival.
O menu é composto por entrada, prato principal e sobremesa, a um preço bem em conta: apenas R$ 59,90, o mesmo do festival de 2019.
As entregas são feitas pelos próprios restaurantes. Alguns vão usar aplicativos e outros farão por conta própria, WhatsApp ou telefone fixo. Cada restaurante vai determinar se faz entrega grátis ou cobra taxas normais de delivery.
O público pode conferir os restaurantes participantes e os cardápios de cada um no site e no Instagram @festival estrelaazul.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar