A Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado (Emater), lançou uma cartilha de orientações e prevenção para ajudar produtores durante a crise do novo coronavírus. O projeto, realizado por uma equipe de técnicos do órgão, aborda temas como sintomas e prevenção, além de instruções para manipulação de alimentos no campo.
A missão de levar a cartilha para todos os cerca de 60 mil agricultores assistidos pela Emater em 144 cidades paraenses é árdua. Além da cartilha, a Emater vem trabalhando na produção e divulgação de vídeos com instruções gerais sobre procedimentos durante este período. O objetivo, segundo Cleide Amorim, presidente do órgão, é alcançar todos os produtores.
“Pensamos em colocar tudo o que sabemos sobre Covid-19 e de uma forma bem sucinta. Tivemos a ideia de uma cartilha para explicar sobre os sintomas, os cuidados que o produtor deve ter, e como proceder quando o técnico ir visitá-lo. A Emater atende por volta de 55 a 60 mil produtores. O que não alcançamos com a cartilha, alcançamos com as redes sociais. Hoje em dia o agricultor está informado, muitos tem acesso a internet. Estamos disponibilizando o WhatsApp pra eles interagirem ao vivo. Muitos já leram e aprenderam com a cartilha”, diz a presidente.
Até o momento, aproximadamente 40% já teve acesso ao documento. Além da cartilha física, a Emater disponibilizou o mesmo conteúdo em seu site, nas redes sociais, e em arquivos de WhatsApp com o objetivo de atender a todos os assistidos. O material tem 19 páginas e traz dicas de prevenção para pessoas que trabalhem no campo, com atendimento ao público, no carro ou em casa. A cartilha pode ser acessada no site.
ALGUMAS ORIENTAÇÕES DA CARTILHA NO TRABALHO
Fixar em local visível as normativas estabelecidas pela empresa, de forma a propiciar ao público atendido as regras de funcionamento e comportamento social que deverão ser cumpridas;
Disponibilizar álcool 70% na entrada das unidades;
Usar máscara caseira durante toda a jornada de trabalho, trocando-a cada três horas ou quando estiver úmida, o que ocorrer primeiro;
Manter distância segura de 1,5 metro entre as pessoas;
Manter o ambiente arejado, abrindo janelas e portas
Não compartilhar objetos como copos, telefones, canetas, grampeadores, teclados, mouses e similares, lembrando de higienizá-los com frequência;
Optar por metodologia de trabalho com menor aproximação e contato humano, por exemplo: reuniões virtuais mesmo no ambiente da empresa, quando possível;
ATENDIMENTO AO PÚBLICO
Permitir a entrada de uma única pessoa por vez para ser atendida;
Priorizar agendamentos de horários para atendimentos, a fim de evitar a aglomeração de pessoas;
Delimitar distâncias de segurança para o atendimento e o período de espera;
Orientar o público sobre as regras de distanciamento e higienização;
Reforçar os cuidados com higiene e limpeza.
PARA ATIVIDADES NO CAMPO
Manter o distanciamento entre trabalhadores;
Higienizar ferramentas e utensílios antes e após o uso;
Intensificar a rotina de higiene pessoal, manter na unidade roupa e calçado de uso exclusivo para o trabalho, expor ao sol por 2 horas antes de reutilizar;
Deixar a roupa e o calçado de trabalho no local ao final das atividades, se possível, expor ao sol por no mínimo 2 horas antes de reutilizá-lo, ou acondicionar em sacos plásticos para lavar em casa;
Lavar novamente as mãos ou tomar banho.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar