
Nessa época do ano é muito comum pessoas comprarem óculos de sol sem procedência médica, o que traz um risco elevado de doenças, mais do que proteção aos olhos. No Centro Comercial de Belém é muito comum ver vendedores oferecendo o produto a preços baixos. Mas segundo especialistas, não é seguro.
“Quando a pessoa compra óculos de sol nesses locais, ela está se arriscando, pois não há como ter a comprovação de que aqueles óculos e aquela lente tem proteção contra os raios ultravioletas, que são maléficos para a saúde ocular “, diz o oftalmologista Renato de Lima.
Segundo Lima, “o conforto também é menor, haja vista que, quando a pessoa está com óculos de sol, a pupila aumenta de tamanho e entra mais luz no órgão, ou seja, aumenta a incidência de raio ultravioleta, causando prejuízo a longo prazo”, rebate.
Quem vende, discorda. “Tem muita gente que sabe que os mesmos óculos da ótica nós vendemos mais barato. Um de 500 vendemos por 30. Trabalhamos com peças boas. Geralmente pagamos um pouco mais caro, mas eles têm proteção, lente polarizada. Então temos uma certa segurança naquilo que fazemos”, comenta o vendedor Edson Soares.
Seguro ou não, clientes não faltam. A estudante Lorena dos Santos pesquisa sempre antes de comprar, e diz levar em consideração aspectos da saúde, mas também não nega ter investido em peças que não lhe davam a devida garantia.
“Não é o certo, mas a gente dá uma olhada. Não significa que vamos comprar. É importante ter esse cuidado com os olhos”, opina.
Os prejuízos causados, segundo o especialista, podem ser graves. “A pessoa que usa óculos sem proteção ultravioleta corre o risco de desenvolver algumas patologias oculares. A principal seria a catarata. Outra comum é pterígio (carne crescida), que ocorre principalmente pela incidência de raio ultravioleta, além de acelerar a manifestação da degeneração macular relacionada à idade, o que acontece em pessoas um pouco mais velhas”, resume.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar