Tem muita tradição que nasceu pelas mãos do Estado, que pode usar e abusar do patrimônio para diferentes fins, como fabricar uma identidade nacional. Este tema tão atual quanto secular, será o primeiro a ser debatido dentro do projeto “Patrimônio em Conexão”, uma série de lives desenvolvidas pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências do Patrimônio Cultural (PPGPatri), da UFPA, em seu perfil no Instagram. A estreia, hoje, às 18h, traz a Profª Dra. Anna Linhares e o discente Pierre Azevedo.
O tema do bate-papo é escolhido pelos professores convidados e relaciona-se com o campo de estudo atual ou passado deles. “Nesta primeira live, a gente escolheu Anna Linhares, que tem uma tese sobre essa apropriação do patrimônio pelo Estado, da construção/invenção da tradição através de símbolos. Na tese, ela fala sobre o uso do simbolismo marajoara”, adianta Pierre.
Em seu trabalho, a professora registra uma época no Brasil em que o grafismo marajoara tornou-se presentes em todo tipo de propaganda e outros meios de criar uma identidade visual que representasse o país para os brasileiros e para o mundo. “Vou também puxar, durante o diálogo, situações atuais, como as estátuas e monumentos que foram derrubados porque representavam uma memória ‘imposta’ pelo Estado no passado e que não condiz com o que a população se identifica hoje”, acrescenta Pierre.
NOVOS ENCONTROS
O projeto ainda não tem uma periodicidade definida, mas promete voltar a tratar de temas ligados ao patrimônio com a maior frequência possível. “A gente suspendeu as atividades na UFPA desde final de março. O projeto é uma tentativa de manter ações do Programa, de forma mais lúdica, relaxada, nas redes sociais”, comenta a vice-coordenadora do PPGPatri, Flávia Palácios.
A iniciativa também quer dar mais acesso ao conteúdo e debates para os alunos que têm poucas ferramentas para isso. “A gente sabe que algumas atividades remotas não chegam aos alunos, nem todos tem acesso à internet. Por isso a proposta inicial é no Instagram, que exige menos uso de dados e eles podem acessar pelo celular. Estamos também desenvolvendo um projeto de podcasts, nessa linha da utilização de poucos dados”, diz ela.
As lives vão seguir as duas linhas de pesquisa do Programa, uma voltada à relação entre “Patrimônio e Sociedade”, e outra em torno das “Tecnologias do Patrimônio”, que busca investigar as especificidades dos bens culturais materiais na Amazônia. “A gente sempre teve a vontade de uma aproximação do público pelas redes sociais, mas nunca tinha tempo. E agora é o caminho que encontramos”, diz Flávia. A próxima live vai ser voltada mais à linha da materialidade, como a tecnologia do restauro, adianta a professora.
ACOMPANHE
Patrimônio em Conexão apresenta: “Tradições inventadas e os Usos do Patrimônio pelo Estado”
Quando: Hoje, às 18h
Onde assistir: Instagram (@ppgpatri)
Participam: Profª Anna Maria Linhares, com mediação de Pierre Azevedo.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar