A primeira etapa do Censo Escolar se encerra no próximo dia 21 de agosto e apenas 38,2% (902) das escolas estaduais concluíram o processo. Ainda é necessário que 34 escolas façam a retificação dos dados no sistema. O procedimento exige que gestores acessem o Sistema EducaCenso para declarar os dados dos alunos até a data limite.

A primeira etapa do Censo Escolar consiste no preenchimento da matrícula inicial, com a coleta de informações sobre estabelecimentos de ensino, gestores, turmas, alunos e profissionais escolares em sala de aula.

O cadastro é obrigatório e implica em sanções para a unidade que não executar as informações, entre elas o não repasse dos recursos do transporte e de alimentação escolar. Além disso, caso a escola não participe, há um impacto na avaliação da educação, já que os dados definem o fluxo e o público participante do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb).

O monitoramento das escolas é realizado pela Secretaria de Estado de Educação (Seduc), que mobiliza outras instituições, como a como a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), as Associações de Municípios e Conselho Estadual de Educação, têm colaborado na sensibilização das escolas das redes de ensino municipal e privada que também devem declarar os dados ao Censo Escolar.

O cadastro é obrigatório e implica em sanções para a unidade que não executar as informações, entre elas o não repasse dos recursos do transporte e de alimentação escolar. Foto: Marcelo Seabra/Agência Pará

MAIS ACESSADAS