
Nesta quarta-feira (19), às 15h, será realizada a cessão do Porto Futuro por parte da Companhia Docas do Pará (CDP) para o Governo do Estado. A partir do ato de assinatura, a Secretaria de Estado de Cultura (Secult) passa a administrar o novo espaço de cultura, turismo, esporte e lazer da capital paraense. Com isso, o Porto Futuro funcionará, a partir de amanhã (20), das 6h às 22h.
Cerimônia inaugura o Porto Futuro em Belém
Localizado próximo às margens da Baía do Guajará, em Belém, a primeira etapa do projeto Porto Futuro foi entregue aos paraenses na quinta-feira (13), em solenidade que contou com a presença do presidente da república, Jair Bolsonaro, do governador Helder Barbalho, além de diversas autoridades e representantes da sociedade. A conclusão das obras do parque urbano permitiu a entrega desta etapa que também contou com construção de ponte, abertura de via pública e restauro de praça.
Além de melhorar a logística e a trafegabilidade viária em uma das regiões mais turísticas do Estado, a primeira etapa do Porto Futuro transforma uma área portuária desativada em um moderno parque urbano voltado ao lazer familiar e a prática de atividades esportivas a céu aberto. Localizado em frente ao Terminal Hidroviário de Belém, o novo espaço conta com pistas de corrida e ciclismo, além de banheiros públicos, playground, lago artificial, sistema de iluminação e área de alimentação.
Iniciado em março de 2018, o projeto foi uma proposição do Ministério da Integração Nacional, à época em que Helder Barbalho foi titular da pasta. Na primeira fase, está contemplado a construção de uma ponte sobre o canal da Avenida Visconde de Souza Franco (Doca); a abertura da Rua Belém, ligando a Avenida Pedro Álvares Cabral à Travessa Rui Barbosa, a criação de estacionamentos, uma praça gourmet e a reforma da Praça General Magalhães.
A revitalização da região portuária na capital paraense contou com investimentos federais. O espaço será um polo de incremento, que impulsionará o turismo e o comércio local, além de ampliar as opções de entretenimento, cultura e lazer para a população. A expectativa é que cerca de 8 mil pessoas circulem, diariamente, pelo local. De acordo com Ministério da Integração Nacional, os investimentos são da ordem de R$ 31,5 milhões.
O chefe do Poder Executivo Estadual Helder Barbalho ressalta as possibilidades turísticas, geração de emprego e renda proporcionados pelo Porto Futuro. Helder Barbalho agradeceu aos diferentes órgãos da instância federal e municipal que possibilitaram a viabilização da obra.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar