Alguns sites de notícias começaram a divulgar a chegada de intensa massa de ar frio de origem polar ao Brasil ontem (19), reduzindo drasticamente as temperaturas em algumas regiões do país. De acordo com os sites, entre hoje (20) e sábado (22), a massa de ar frio deverá atingir todas as áreas do Sul, parte do Centro-Oeste, do Sudeste e o sul da Região Amazônica, causando uma significativa queda de temperatura.
Onda histórica de frio promete derrubar temperatura no Norte do Brasil
Belém amanhece com nuvem de fumaça e 'cheiro de queimado' intriga população
Houve expectativa para saber se essa friagem chegaria ao Pará. E, segundo o diretor do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet-Pará), na região norte a frente fria deve atingir partes dos estados de Rondônia, Acre, sul do Amazonas e uma parte do extremo sul do Pará, em cidades como Conceição do Araguaia e Redenção, onde a temperatura mínima deve baixar em até 3°C, ficando em torno de 18°C a 20°C, nessa região do Estado. “As frentes frias são originadas no sul da Argentina, Patagônia e provem da Antártida. A cada sete dias tem uma frente fria se deslocando e entrando no litoral leste Brasil, por vezes, chegando ao Rio de Janeiro. Bloqueios atmosféricos de altas pressões impedem que o deslocamento da frente fria fique mais próximo”, disse.
Embora seja um fenômeno comum, José Raimundo explica que dessa vez o fenômeno será mais abrangente e que, por isso, tem sido bastante noticiado. “Será mais continental e vai provocar friagens em grande parte do sul e vai chegar no norte. As massas de ar frio entram pela América do Sul e Cordilheira dos Andes”, informou.
A parte do extremo sul que terá impactos da chegada das massas de ar frio registra hoje uma temperatura máxima na casa dos 38°C e mínimas a partir de 23°C, sendo que a máxima ficará entre 33°C a 35°C e as mínimas entre 18°C a 20°C.
Leia mais:
Onda histórica de frio promete derrubar temperatura no Norte do Brasil
CHUVA
Já a capital paraense segue com o clima quente e seco. Contudo, o Inmet prevê ocorrências de pancadas de chuvas mais frequentes a partir da próxima semana. “Estamos com um período seco intenso, mas a circulação predominante de massas ar seco está se deslocando para o oeste do Amazonas. Mudando posição, muda o escoamento dos vento e com isso entra mais umidade no oceano, o que vai favorecer o desenvolvimento de nuvens, causando pancadas chuvas na Região Metropolitana e no nordeste paraense”, disse o diretor.
Atualmente, na Região Metropolitana está com temperatura máxima acima dos 35°C a 36.8°C. E as mínimas entre 23.5°C a 24.5°C. Mas com a ocorrência de pancadas de chuvas, a tendência é que reduza em 1 a 2°C.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar