Com a inclusão de Belém no bandeiramento amarelo, definido pelo Governo do Estado a partir do controle relativo da capacidade hospitalar e da evolução da doença, a Prefeitura de Belém anunciou na tarde de ontem uma outra etapa de flexibilização de diversas atividades até então vetadas na pandemia do novo coronavírus. Com restrições, serão liberados os cinemas, prática de esportes coletivos, teatros, museus, centros de estética, estúdios de tatuagem, clubes sociais, incluindo piscinas, entre outros. O decreto deve ser publicado nesta sexta-feira no Diário Oficial do Município, com efeito imediato ou no máximo entrando em vigor a partir deste sábado.
Todas as atividades devem seguir os protocolos de prevenção com requisitos básicos como os que foram definidos em outras atividades, como uso de máscara, distanciamento e higienização das mãos. Ficam liberados os esportes praticados em arenas de futebol, outros exercícios como lutas, ginásticas em grupo, hidroginásticas, academias, e com restrição em 50% da capacidade em teatros, cinemas e museus. Serão liberados ainda a utilização dos provadores de roupas nas lojas, aluguel de equipamentos de lazer, reuniões com até 20 pessoas, eventos com 50% da capacidade do ambiente ou no máximo 150 pessoas presentes. Abertura de escolas, bares e casas de shows ainda está proibida.
Negociação de débitos da conta de energia é prorrogada em todo o Pará
Segundo o boletim mais recente divulgado pela Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), Belém somava 29.767 pessoas contaminadas pelo novo coronavírus. Do total, 2.079 morreram devido a doença. A taxa de letalidade para a Covid-19 na capital é de quase 7% e a porcentagem de recuperados é de 86%. Belém concentra quase 16% dos registros da Covid-19 no Pará.
Dobra número de servidores paraenses que receberam auxílio ilegalmente
ISOLAMENTO
Na capital e em Ananindeua, foram registrados, respectivamente, os índices de 37,78% e 36,5%. Em Belém, incluindo os distritos, os bairros com as maiores taxas de pessoas em casa foram Aeroporto (52,5%), Jurunas (50%) e Castanheira (50%). As piores taxas foram em Itaiteua (19,4%), São João do Outeiro (21,9%) e Terra Firme (23,1%).
Em Ananindeua, os melhores índices foram registrados nos bairros Júlia Seffer (45,6%), Águas Brancas (44,8%) e Geraldo Palmeira (43,2%). As piores taxas foram observadas em Águas Lindas (21,6%), Guanabara (29,1%) e Cidade Nova VIII (29,4%). O percentual de isolamento nos 144 municípios paraenses e o monitoramento completo estão disponíveis e são atualizados diariamente no site da Segup.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar