plus
plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Edição do Dia
Previsão do Tempo 25°
cotação atual R$


home
MAIS QUE UM ESPORTE

Professor e pesquisador conta como se preparou para seu primeiro Ironman

A gente começa a vida como um triatleta. Começa aprendendo a andar, depois correr e cair. Normalmente começa também a nadar, crianças adoram água. E depois, vem o desafio de tirar as rodinhas da bicicleta. Toda criança adora correr, nadar, pedalar, mas as

twitter Google News
Imagem ilustrativa da notícia Professor e pesquisador conta como se preparou para seu primeiro Ironman camera Professor e pesquisador do Instituto Tecnológico Vale, ele acaba de lançar um livro no qual conta como transformou a sua rotina para se tornar um triatleta. | Acervo Pessoal

A gente começa a vida como um triatleta. Começa aprendendo a andar, depois correr e cair. Normalmente começa também a nadar, crianças adoram água. E depois, vem o desafio de tirar as rodinhas da bicicleta. Toda criança adora correr, nadar, pedalar, mas as pessoas vão crescendo, se dizendo ocupadas e deixando de curtir esses momentos. Acho que o esporte está na natureza do ser humano”, diz Pedro Walfir.

Professor e pesquisador do Instituto Tecnológico Vale, ele acaba de lançar um livro no qual conta como transformou a sua rotina - profissão, família e amigos, incluídos - para se tornar um triatleta e correr a sua primeira Ironman Florianópolis. O nome da prova, em inglês, significa “homem de ferro” não à toa. Os competidores têm cerca de um dia completo para cumprir 3,8km de natação, 180km de ciclismo e 42km de corrida.

“Você sai para a prova com o sol nascendo e chega já anoitecendo. Depois de toda preparação até ali, é como Einstein afirmava, que ‘o tempo é relativo’. No fim, parece que durou duas horas, e você já pensa em voltar. Eu terminei a prova superfeliz e pensei: ‘eu vou fazer isso para o resto da minha vida’. 2019 é minha terceira temporada de treino, tenho amigos com 20 temporadas”, diz Pedro que, no livro “Meu Primeiro Ironman: Como o esporte pode transformar sua vida”, oferece um verdadeiro diário do seu treinamento.

Pedro já tinha o hábito de escrever relatos pessoais, como os dois primeiros anos de namoro e casamento, sua trajetória acadêmica como professor, pesquisador e doutor. Mas nunca havia compartilhado publicamente. “No primeiro dia da temporada de treino, eu estava pedalando e pensei em escrever um diário de todos os meus dias até a prova do Ironman. Quando terminei, gostei da história que escrevi e decidi compartilhar para que as pessoas vejam que são capazes de fazer coisas incríveis, desde que se dediquem a isso”, justifica o autor, que fez uma live de lançamento virtual da obra.

Alguns registros de Pedro Walfir no Ironman
📷 Alguns registros de Pedro Walfir no Ironman |Acervo Pessoal
Professor e pesquisador conta como se preparou para seu primeiro Ironman
📷 |Acervo Pessoal

O atleta lembra que para todas pessoas o dia é limitado em 24 horas, mas o que cada um faz dentro desse tempo é o que faz a diferença. E mostra em seu livro como a alimentação mudou, transitando quase para o vegetarianismo, como em alguns momentos passou o treino para a madrugada, encontrando tempo também para a família, sem deixar de cumprir rigorosamente suas oito horas de trabalho por dia. “E ainda achava tempo para escrever um livro”, diz com bom humor.

“Para qualquer coisa na vida, a pessoa precisa de disciplina e resiliência. É claro que pode parecer muito bom ficar na cama até tarde, mas como diz meu treinador, você não pensa se vai ou não, você acorda e vai. A vida é curta!”, lembra Pedro, que, mesmo com várias provas canceladas por causa da pandemia, continua treinando diariamente. “E acho revigorante fazer isso. A gente precisa de uma válvula de escape, e aquele momento é meu, com meu corpo, minha mente”. Para o autor, a intenção do livro é justamente incentivar outras pessoas a também conhecerem essa sensação por meio do esporte.

LEIA

Livro “Meu Primeiro Ironman: Como o esporte pode transformar sua vida”

Autor: Pedro Walfir

Onde comprar: Instagram (@pedro_walfir); no site (Amazon.com.br) ou na loja Amazônia Bike (Av. João Paulo II, 27, Curió Utinga).

Quanto: R$ 39,90

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

    Mais em Notícias Pará

    Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

    Últimas Notícias