plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 24°
cotação atual R$


home
SAÚDE

Alimentos x imunidade: Dia do Nutricionista é marcado com desafios a profissionais

Hoje (31) é comemorado o Dia do Nutricionista. A data escolhida homenageia a criação da Associação Brasileira dos Nutricionistas (Asbran), fundada no ano de 1949. O profissional da área de nutrição está presente nos mais diversos segmentos relacionados à

Imagem ilustrativa da notícia Alimentos x imunidade: Dia do Nutricionista é marcado com desafios a profissionais camera Uma das funções do nutricionista é ajudar os indivíduos a obter maior qualidade de vida, a partir da alimentação saudável. | Reprodução

Hoje (31) é comemorado o Dia do Nutricionista. A data escolhida homenageia a criação da Associação Brasileira dos Nutricionistas (Asbran), fundada no ano de 1949. O profissional da área de nutrição está presente nos mais diversos segmentos relacionados à saúde humana. O nutricionista é responsável, por exemplo, em modificar as relações e as experiências existentes entre pessoas e comida, ajudando os indivíduos a obter maior qualidade de vida, a partir da alimentação saudável.

Segundo a nutricionista Danielle Farias, há desafios enfrentados por eles no contexto da pandemia da Covid-19. “O nosso maior desafio encontrado nessa conjuntura da pandemia é justamente conseguir mostrar para as pessoas que, muito mais que medicamentos, os alimentos podem sim fornecer imunidade e estimular o organismo a trabalhar para defender o corpo de microrganismos”, diz Daniella.

Mesmo com 81 anos, a profissão ainda gera dúvidas sobre quais segmentos o nutricionista pode atuar no mercado. “O nutricionista vai se formar como profissional bacharel, liberal, que tem diversas frentes de atuação como a docência, clínica, a área esportiva e produção de alimentos, marketing nutricional ou ainda, outras áreas que vão envolver alimentação, saúde e nutrição”, disse.

Danielle ressalta ainda que os segmentos da nutrição são bastante variáveis, envolvendo todos os campos citados anteriormente. “Hoje em dia, as pessoas estão muito mais conscientes da necessidade de buscar esse acompanhamento nutricional. Seja para emagrecer, melhorar a saúde, engordar, para fins de atividades físicas e também na estética”, afirma. “Com isso, ao longo dos anos os profissionais de nutrição vêm crescendo e ganhando destaque, ao trabalhar a prevenção, no tratamento e cura de doenças, assim como no próprio conceito de estética e bem-estar”, completa.

Leia mais:

Sespa orienta sobre alimentação saudável em tempos de pandemia

Quarentena: veja dicas para evitar excessos e se alimentar corretamente

Segundo o site do Conselho Federal de Nutricionistas (CFN), no Brasil, o curso de nutrição só foi regulamentado como profissão no dia 24 de abril de 1967, dezoito anos após a fundação do Asbran. Dados sociodemográficos e de formação das(os) nutricionistas disponibilizados também no site, mostram que 94.1% dos profissionais da área são mulheres, e que 80,9% das(os) nutricionistas têm idade entre 24 e 44 anos. Os números revelam ainda que 30,8% dos profissionais atuam na área de alimentação coletiva.

O mapa da distribuição de profissionais no território brasileiro aponta também que 5.740 nutricionistas fazem parte do Conselho Regional de Nutricionistas da 7ª Região, jurisdição que compreende aos estados do Pará, Acre, Amazonas, Amapá, Rondônia e Roraima.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Pará

Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias