O termômetro digital usado para medir a temperatura das pessoas na entrada de empresas, shoppings, supermercados, entre outros locais, virou item obrigatório entre as medidas de prevenção à Covid-19, já que a febre é um dos sintomas apresentado pela doença. Se por um lado é um importante aliado no combate ao vírus, o item tem gerado receio pelas Fake News espalhadas na internet e redes sociais de que a luz emitida pelo aparelho pode causar câncer, problemas no cérebro e cegueira.
Apesar do medo popular, a comunidade médica refuta a ideia e afirma que a crença foi inventada sem nenhuma comprovação científica. “São pessoas anônimas que fazem a afirmação sem referências de fontes confiáveis e espalham esses mitos por meio de mensagens em redes sociais”, disse Renato Lima, médico oftalmologista.
Ainda de acordo com o médico, o mito surgiu devido às pessoas acreditarem que a luz emitida pelo termômetro digital seja proveniente de raios que em contato com o corpo causem algum dano. “As pessoas devem acreditar que essa luz seja raio infravermelho, que assim como os raios ultravioletas são maléficos à retina”, acrescentou o oftalmologista Renato Lima.
Leia mais:
Em meio a polêmicas e protocolos, aulas presenciais recomeçam hoje no Pará
Confronto entre policiais e assaltantes deixa três mortos na manhã de hoje no Pará
TEMPO
Entretanto, a principal explicação que desmistifica o medo das pessoas em relação ao termômetro digital é justamente que a luz emitida por esses aparelhos não é laser infravermelho. “Ocorre uma confusão em relação ao entendimento sobre isso. O termômetro digital emite, na verdade, luz visível que serve apenas para guiar o local de aferição da temperatura”, explica Renato Lima.
Além disso, ainda de acordo com o oftalmologista, mesmo que a luz fosse comprovadamente arriscada, ainda assim não ofereceria risco pelo baixo tempo de exposição na pessoa. “É um tempo muito curto, que não é suficiente para causar qualquer tipo de problema ao indivíduo. E, especificamente a problemas de vista, na aferição a mira não é direcionada aos olhos da pessoa”, conclui.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar