plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 26°
cotação atual R$


home
FÉ CATÓLICA

Novenas de Perpétuo Socorro retornam com cuidados; confira!

As tradicionais novenas da Paróquia de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, na rodovia Arthur Bernardes, em Belém, voltaram após o decreto que permite reuniões religiosas. No entanto, esses encontros que acontecem durante o dia todo em todas as terças-feira

Imagem ilustrativa da notícia Novenas de Perpétuo Socorro retornam com cuidados; confira! camera Acesso à igreja para as celebrações foi reduzido pela pandemia. | Antônio Melo/Diário do Pará

As tradicionais novenas da Paróquia de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, na rodovia Arthur Bernardes, em Belém, voltaram após o decreto que permite reuniões religiosas. No entanto, esses encontros que acontecem durante o dia todo em todas as terças-feiras, nem de longe lembram a quantidade de fiéis no período antes da pandemia da Covid-19, devido as medidas de prevenção à doença, entre elas a redução do número de fiéis.

Segundo a direção da Paróquia, ao todo acontecem 19 celebrações às terças-feiras, sendo 16 novenas e três missas, que são realizadas de hora em hora, que em tempos normais reuniam cerca de 30 mil fiéis. “Estamos permitindo apenas 40% da capacidade da Paróquia e, agora, todas celebrações registram no máximo 9 mil fiéis”, revela o padre Márcio, pároco de Perpétuo Socorro.

Ainda de acordo com o pároco, os fiéis que conseguem o acesso ao interior da Paróquia têm de usar máscaras, fazer aferição de temperatura e acesso a álcool 70%. Além disso, as celebrações estão reduzidas a 35 minutos e sem uso de ar-condicionado, assim como a aspersão de água benta e as bênçãos individuais estão temporariamente suspensas. Entre uma novena e outra a Paróquia é higienizada.

Leia mais:

Carne bovina acumula aumento de 30% em um ano no Pará

Isolamento provocou aumento nas vendas de materiais de construção

Os 'novos' dias de aula dos alunos. Veja o que mudou na rotina escolar!

Apesar disso, os fiéis que não conseguem acesso ao interior da Paróquia não perdem as celebrações. Do lado de fora, em distanciamento entre eles, algumas pessoas ouvem as bênçãos e outras buscam outros rituais simbólicos. “O importante é vir agradecer pelas bênçãos que recebemos de Deus. Esse momento é de prevenção ao que estamos vivendo, mas também de viver a fé”, disse Luiziel Oliveira, 58, taxista.

Além da afirmação da direção, o principal sinal que as tradicionais novenas estão reduzidas é o trânsito em torno da Paróquia. Em dias normais, o tráfego no local é intenso, com registro de engarrafamento durante todo o dia, diferente do que registrado ontem. “Desde a pandemia tem sido tranquilo passar aqui em frente à Paróquia”, disse Raul Quaresma, 44 anos, motorista de ônibus.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Pará

Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias