plus
plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Edição do Dia
Previsão do Tempo 25°
cotação atual R$


home
REGISTRO

Roubos e furtos de telefone devem ser comunicados à polícia em qualquer situação

O ato de registrar um boletim de ocorrência após o furto ou o roubo de um aparelho de telefone celular é fundamental para evitar que outras pessoas não sejam vítimas da mesma violência. Todo registro deste tipo cai no Banco de Dados do Sistema de Seguranç

twitter Google News
Imagem ilustrativa da notícia Roubos e furtos de telefone devem ser comunicados à polícia em qualquer situação camera Freepik

O ato de registrar um boletim de ocorrência após o furto ou o roubo de um aparelho de telefone celular é fundamental para evitar que outras pessoas não sejam vítimas da mesma violência. Todo registro deste tipo cai no Banco de Dados do Sistema de Segurança Pública e, a partir dele, o Estado analisa os locais onde os crimes ocorrem - informação essencial para todo planejamento voltado ao combate da criminalidade.

Recentemente, em Icoaraci, distrito de Belém, três aparelhos foram recuperados a partir do registro de BO pelas vítimas dos crimes. Já em Aurora do Pará, no nordeste paraense, a polícia capturou o suspeito de roubo de dois celulares no dia seguinte ao registro. Segundo o delegado-geral da Polícia Civil, Walter Rezende, é fundamental que a vítima faça a comunicação do crime.

"O BO é a ação inicial e necessária, é assim que a polícia judiciária toma conhecimento do delito. Não é só para a apuração dos fatos, mas o que nos ajuda a nortear onde implementar ações. Nosso sistema é integrado, então a Polícia precisa saber o que ocorre para que reforce nas áreas certas. Um assalto desse tipo hoje não registrado pode se repetir amanhã, depois, e ao fim de uma semana um mesmo criminoso pode ter roubado cinco, seis aparelhos" - Walter Rezende,delegado-geral da Polícia Civil.

Para fazer o boletim, é preciso ir à seccional mais próxima do local do crime ou realizar online pela Delegacia Digital. O ideal é passar o máximo de informações, desde o IMEI do aparelho até às características do(s) assaltante(s). É recomendado também fazer esta mesma comunicação no site Alerta Celular. "Com o IMEI, temos como oficiar a operadora e descobrir se o aparelho está funcionando por ter sido vendido ou repassado a terceiros. Sem o BO, o aparelho fica funcionando normalmente, sem restrições, e isso torna mais difícil a ação da polícia", justifica o delegado-geral. As câmeras de segurança, que são praticamente onipresentes hoje em dia, também ajudam na identificação dos criminosos.

"As informações passadas pela vítima são nosso ponto de partida, por isso a gente estimula que, quando ocorrer esse tipo de situação, o boletim de ocorrência seja feito o quanto antes, e com o máximo de detalhes. O quanto antes a segurança pública tiver conhecimento do fato, melhor", sensibiliza Rezende.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

    Mais em Notícias Pará

    Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

    Últimas Notícias